APL 2749 Gojim

Ha duas tradições da origem d’este sanctuario [Sanctuario de Nossa Senhora da Piedade].


Segundo uma – a imagem de Nossa Senhora da Piedade, appareceu n’este mesmo monte, junto a um silvado, e a pessoa ou pessoas, que a acharam, foram dar parte d’isto ao abbade das Chans, que, com o devido respeito e devoção, levou processionalmente a santa imagem para a egreja matriz de S. Martinho.
Quando no dia seguinte o povo foi á egreja, tinha a Senhora desapparecido, regressando ao monte onde tinha sido encontrada.
Tres vezes foram buscar a Senhora para a egreja, e outras tantas fugiu ella para o monte.
Então resolveram edificar-lhe uma ermida no proprio sitio da apparição.


A segunda tradição é que – um juiz do mesmo logar, sonhára tres vezes (ou tres noites) que a imagem da Senhora estava debaixo de uma silveira, no alto do monte. Foi lá e a achou no sitio do sonho.
Mandou-lhe o mesmo juiz logo edificar uma pequena capella, que a piedade e devoção dos povos em poucos annos transformou, no formoso templo que hoje admiramos.
Com os milagres obrados por Nossa Senhora da Piedade, foi crescendo e propagando-se a devoção dos povos, e com muitas e valiosas esmolas, não só se adornou o templo com magnificencia, mas se edificaram casas de novenas, casas de residencia para um eremitão, e outra capella, junto ao templo. (Julga-se que esta capella está no proprio sitio onde foi a apparição.)
Construiu-se ainda outra capella, dedicada a Santa Maria Magdalena.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo III, pp. 294-295
Place of collection
São Martinho Das Chãs, ARMAMAR, VISEU
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography