APL 1471 Da Imagem de N. Senhora a Grande, ou de Betancourt, que se venera na Sé de Lisboa

The image was in the Se, but by judicial determination it is transferred to the church of St. Paulo… and it reappears in the Se: “she made us understand that for our sake she would go very far and that she had walked with her own feet (…) because mud patches were found on the brim of her cloak” (p. 135)

Entre as muytas, & milagrosas Imag~es da Mãy de Deos, que se veneram na Igreja Metropolitana da Cidade de Lisboa, foy sempre tida em grande veneraçam do devoto povo della a Senhora de Betancourt, ou a Senhora Grande; cuja estatura por ser agigantada, que terá nove para dez palmos, lhe grangeou este grande titulo. Grandes diligencias fiz por saber com certeza a origem, & os principios desta Santissima Imagem, & o modo com que viera à Cidade, & Corte de Lisboa, & naõ pude achar mais noticia, que a que de passagem refere Jorge Cardoso no seu Agiologio Lusitano; aonde diz, que esta Santa Imagem trouxera de França, & de hũ Porto chamado Betancourt o famoso General Martim Affonso de Sousa, que depois foy VisoRey da India no tempo do Serenissimo Rey D. Manoel: alguns dizem que a comprára a hum Herege, que a tinha sem aquella reverencia, & respeito que se lhe devia, em hum lugar muyto vil.
    Hum Conego da mesma Cathedral me referio hũa otavel tradiçaõ: dizia, ouvira a hũ Thesouseiro velho da mesma Sè, pessoa de verdade, & de muyta capacidade, que achára em o Arquivo da mesma Cathedral o sucesso que agora referiremos. Chegando a Nào, em que vinha a Senhora de Betancourt, a Lisboa, & lançando ferro defronte da Igreja de S. Paulo, a desembarcáram, & se collocou logo na mesma Parochia com grande alegria. Acodio a toda a pressa o Cabido para a haver de levar à sua Cathedral (como succedeo na Tresladaçaõ de Sam Vicente, que foy o mesmo Cabido; & tambem os fregueses de Santa Justa o impugnáram, & com as armas quizeraõ impedir, se lhe naõ levasse da sua Igreja) & sem embargo de que o Parocho, & mais Clerigos, & Parochianos repugnáraõ, & quiseraõ impedillo; mas como o poder do cabido (& tambem entraria aqui a authoridade do Prelado) era mayor, ouvèraõ de ceder por entaõ, assim o Parocho, como seus Freguezes: & foy a sagrada Imagem levada com grande alegria dos Conegos, (& naõ pequeno sentimento dos freguezes de Sam Paulo) & a collocáraõ no mesmo sitio, & lugar aonda hoje he venerada.
    Reconhecendo os fregueses de S. Paulo que tinhaõ razaõ, & justiça para fazerem pleito à Cathedral, para que lhe entregasse aquella sagrada Imagem, que primeiro havia tomado posto, & lugar na sua Igreja; porque nem ella vinha destinada para a Sè, nem havia adquirido direito em virtude de algũa doaçaõ, que se lhe fizesse; & só se podia entender pertencia àquella Parochia, pois nella quizera ser colocada: & que estavaõ jà de posse pacifica, & por força lha haviaõ tirado. E tambem o General se lançaria de fóra deixando à disposiçaõ divina o lugar, que o Senhora queria tivesse o simulachro de sua Santissima Mãy. Fez-se o pleito, & sahiraõ os fregueses vencedores, porque alcançáraõ sentença a seu favor, jungandose, que a Imagem da Senhora era da Parochia; & assim obrigáraõ ao Cabido, para que lhe entregasse a sagrada Imag~e da Senhora. Dispoz-se hũa solemne procissaõ, & nella leváraõ a Senhora com muyta alegria, & festa: porque naõ cabiaõ de gosto de se verem outra vez na posse daquella soberana joya.
    No dia seguinte (caso maravilhoso!) faltou a Senhora em S. Paulo, & se achou collocada na Cathedral, em o mesmo lugar em que de primeiro se havia collocado. E sendo esta poderosa Senhora levada pelo ministerio de Anjos, quis ella darnos a entender, que por nosso amor dava  muytos passos, & que fora pelos seus pès; porque se acháraõ chocas, ou sinaes de lama em as orlas da tunica. Este prodigio aumentou grandemente a devoçaõ da Senhora, & daquelle dia em diante começou a obrar grandes milagres, & prodigios em todos os que se valiaõ dos seus poderes; & foy sempre buscada pela devoçaõ dos fieis. E muytas almas devotas, que com ella tinhaõ especial devoçaõ, recebéraõ de sua piedosa intercessaõ grandes favores de nosso Senhor.

Source
AGOSTINHO DE SANTA MARIA, Fr. Santuário Mariano , Imperitura, 2007 [1711] , p.tomo I, parte I, Ch. XXII, pp. 133-135
Place of collection
, LISBOA, LISBOA
Narrative
When
18 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography