APL 480 O galo da páscoa

Vou contar a razão por que não se deve comer ave de capoeira no domingo de Páscoa.
 Já a minha avó e a minha mãe também faziam sempre pela Páscoa ou cabrito ou carneiro ou peixe. Ave de pena, nada.
 Porque ave de pena, dizia a minha mãe, que quando os fariseus tentaram e que mataram Nosso Senhor e então fizeram uma grande paródia fizeram uma grande festa mataram um galo muito grande e fizeram esse galo para no fim do trabalho, que julgaram eles que estavam fazendo uma grande coisa, porque se matassem aquele homem, que era um homem muito sábio e que era o bom poder pr’a todo o mundo, eles pensaram agora matamos aquele e somos nós que ficamos a comandar isto tudo com o poder dele. E então ficaram todos muito satisfeitos, eles mataram e fizeram o enterro e isso tudo e um deles disse assim já não te tiras dai, não! E o outro respondeu assim não, eleja não se pode tirar dalém debaixo, ele há-de se tirar tanto debaixo daquele peso daquelas pedras como aquele galo que nos matamos e que temos alem no tacho p’ra gente comer no fim disto tudo, depois de cozinhado há-de bater as asas no fundo do alguidar.
 E quando eles estavam naquela grande paródia, o que é que o galo fez? Começou a bater as asas, a bater as asas, a bater as asas.
 E eles ficaram apavorados. Ai, então nós não ficamos com o poder, o poder tem Deus.
 E dali passado, portanto passou a Sexta Feira Santa, passou o Sábado de Aleluia, passou o Domingo e eles foram lá à procura do Homem, já não estava lá. Como o galo bateu as asas, Jesus tirou-se de dentro da cova e debaixo das pedras que eles tinham lá posto e foi-se embora, foi para o céu.
 Eles ficaram sem o poder à mesma e Jesus ressuscitou.

Source
TENGARRINHA, Margarida Da Memória do Povo , Colibri, 1999 , p.70
Place of collection
PORTIMÃO, FARO
Informant
Rosa da Conceição Furtado (F), born at Mexilhoeira Grande (PORTIMÃO),
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Some Belief
Classifications
Types
Ca-Ch [767 A] El Gallo Canta Después de Asado

Bibliography