APL 2034 A lenda da encomendação

É um caso real.
Foi na aldeia de São Romão, pertencente a Panoias e o homem era moral de vacas na Torre Vã. E atão o que é que se havia de dar? Desapareceu-lhe uma égua, nas vésperas de uma feira aqui de Alvalade. E a égua levava uma bestinha atrás e levava outra cria que ainda não tinha tido. E depois o homem mais a mulher pegaram nelas e foram encomendar a morte e a ferro a Panoias a uma senhora que lá tava.
Adepois foi-se passando, passando e o dia que fez um ano... Ela ofereceu-lhe nesse tempo 1000$00, há aí 60 anos, àquela senhora, se a besta aparecesse como foi. Bem, e a mulher disse-lhe sempre que ela aparecia. Depois no dia que fez o ano, a besta apareceu-lhe à porta. Apareceu-lhe à porta com aquela cria que ela levava, que ainda não tinha tido... já vinha atrás, e a outra que ela levava atrás se calhar... não sei quantos donos aquilo possuíram, já se calhar a tinham vendido, ele não veio... E já a égua tava para ter outro. Foi e chegou nas mesmas condições que abalou.
E atão, assim que passou lá a esse monte, mas era muito grande que lhe chamavam uma aldeiazita, lá à porta onde ela comia a ração, foi de fio à porta. A besta apareceu. Pronto aquilo deslindou-se e a pessoa ficou com a besta tal e qual. E aquilo foi-se passando e nunca pagaram os 1000$00 a essa mulher que lhe tinha feito a encomendação.
E então as pessoas deram em 'tar doentes, em 'tar doentes, a morrer tudo entrevado. Morreu tudo entrevado. E adepois foram para ir levar o dinheiro à mulher e a mulher disse que já não no queria, disse que não, que já não podia aceitar porque depois o mal que eles tinham neles ia para cima dela. E essa mulherzita agora até já morreu.
As pessoas têm morrido tudo e ela disse-lhe que aquilo que ia até à Quinta geração. Tem morrido tudo entrevado e a mulherzita que aprometeu isso, na véspera que morreu, já havia nove anos que não se alevantava da cama, nesse dia alevantou-se e fez o governo todo dela e tratou de tudo e  depois à noite morreu. Mas teve nove anos sem se alevantar, entrevada numa cama...e as pessoas morreu tudo assim, e lá aquela senhora que lhe eram para ter dado o dinheiro disse-lhe que aquilo que ia até à Quinta geração.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2002
Place of collection
Alvalade, SANTIAGO DO CACÉM, SETÚBAL
Collector
Guida Jordão (F)
Informant
Mariana Luísa (F), 67 y.o., born at Alvalade (SANTIAGO DO CACÉM),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography