APL 2994 A Fonte dos Mingases

No Casal dos Mingases, perto de Vale das Mós, havia uma capela onde o padre Caetano costumava dizer missa. Perto do local construíram urna fonte e resolveram fazer na fonte três nichos. No do meio puseram a figura do padre e ao seu lado puseram as figuras de duas santas: a Santa Rita e a Santa Quitéria. Diziam que, por isso, a fonte tinha poderes e algumas pessoas que por lá passavam faziam pedidos e deixavam dinheiro.
Certo dia, o dono das terras, homem muito ambicioso que não vivia ali, mas soube da história do dinheiro, perguntou ao rendeiro onde é que as pessoas costumavam pôr o dinheiro das promessas. O rendeiro não teve outro remédio senão dizer-lhe. Conhecendo o segredo, dispôs-se irá fonte roubar o dinheiro. Mas qual não foi o seu espanto quando, ao chegar ao local, só lá estava, em vez do dinheiro, um bocado de pão.
Diz-se também que é junto a esta fonte que foi enterrado em tempos, um pote com mil libras de ouro e um outro com azeite, que entretanto se transformou em veneno e mata quem se aventurar a desenterrar o pote de libras.

Source
JANA, Isilda Histórias à Lareira , Palha de Abrantes, 1997 , p.77
Year
1992
Place of collection
Vale De Mós, ABRANTES, SANTARÉM
Collector
Edgar Espadinha (M)
Informant
José António Cupertino (M), 80 y.o.,
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography