APL 3560 Lenda da moura do Reboledo

Perto da aldeia de Santa Comba de Rossas, concelho de Bragança, existe um altinho denominado Reboledo, coroado por um amontoado de rochas. Conta a lenda que havia lá um encanto que costumava aparecer a um rapaz que era pastor. E que esse encanto tinha a forma de uma velha muito feia que lhe comia a merenda.
    Um dia o rapaz, farto de ficar com fome, pensou: “Hoje não me comes a merenda, pois vou pró Picoto!” E assim fez. Só que também ali a velha lhe apareceu. Desta vez, porém, ela trazia às costas um grande cesto repleto de boa comida e ofereceu-lho, O moço não quis saber de mais nada. Atirou-se ao farnel com quantas barrigas tinha. Então a velha contou-lhe:
    — Sou uma donzela e estou encantada no Reboledo. Vem até lá, ao sítio onde está uma cruz, faz um sino-saimão e mete-te lá. Hão-de aparecer-te muitos bichos. A cobra sou eu. Se lhe deres um beijo quebras-me o encanto e ficarás rico.
    O rapaz disse-lhe logo que sim. Mas ao chegar a hora e ao ver tantos bichos... ah pernas! E nunca mais lá voltou com o gado.

Source
PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros , Gailivro, 2006 , p.227-228
Year
2001
Place of collection
Santa Comba De Rossas, BRAGANÇA, BRAGANÇA
Informant
Maria Antónia Machado Ferro (F), 77 y.o.,
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography