APL 2172 [A porta da Igreja]

Varias vezes nos temos referido ao modo por que o povo de Alvôr explica o facto da sua egreja ter a porta principal aberta para um campo deserto.
 Essa explicação resulta da seguinte lenda:
 «Na noite do tremor de terra, estava um preto na Quinta da Rocha, onde era serviçal do dono da mesma Quinta.
 Contou elle que depois do grande cataclismo, que se realizou no 1º de novembro, o mesmo se repetiu na noite desse dia. Estava elle sósinho postado sobre a rocha, em frente do povo de Alvôr, quando a terra estremeceu com maior impeto, e o mar avançou com maior furia. Então viu elle com os seus proprios olhos virar-se a villa de baixo para cima, e o templo tomar a posição actual, ficando a sua porta principal voltada para o campo.
 Dizia o preto que só elle vira aquella transformação, porque a esse tempo o seu patrão e membros da sua familia dormiam na Quinta.
 E não obstante a inverosimilhança da lenda, ninguem em Alvôr a deixa de repetir com a maior convicção.
 E’ que o povo tem o natural condão de mais crêr no que é menos verosimil. Tem até a seguinte resposta quando alguem lhe faz sentir a inverosimilhança da sua crença:
 - Pois sim, mas já meus avós crêram o que nós crêmos.
 E a lenda continuou perpetuando-se atravez das gerações com a mesma inverosimilhança, e com a mesma crença de quem convictamente a repete.
 Verdade é que entre os abalos de terra, violentos e inopinados, uns ha que se exercem horisontalmente, e se transmittem por graduação (ondulações) como as ondas produzidas na superflcie de um lago; outros verticalmente, actuando de baixo para cima; e outros finalmente exercem-se por meio de movimentos giratorios, e o solo n’este caso torce-se e redomoinba sobre si mesmo; é certo, porém, que todos os escritores que escreveram do, terremoto de 1755 o consideram como tendo-se exercido horisontalmente; e por isso o que se conta, fundado na opinião do preto, não passa de fabula, que a lenda tem transmittido, inconscientemente.
 O que hoje se deve concluir é que no tempo em que o templo foi edificado, a sua porta principai abria para o ponto mais povoado da villa, o que é verdade, pois que a porta abre para o local hoje conhecido por Vila Velha. Com o andar dos seculos este local foi desamparado e a povoação foi-se estendendo para outro sitio.

Source
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde A Monografia de Alvor , Algarve em Foco, 1993 [1907] , p.199-200
Place of collection
Alvor, PORTIMÃO, FARO
Narrative
When
1755
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography