APL 3397 Ponte do Lima

Está a nobre e antiga villa de Ponte do Lima, formosamente situada, na margem esquerda do poetico Lima, em paiz fertil e sádio, e um dos mais bellos d’este reino.
    […]
    Sobre a margem do rio, ha um excellente caes de cantaria, e é um dos melhores e mais aprasiveis passeios da povoação. Chega até á egreja da Senhora da Guia.
    N’este passeio está um penedo, chamado pedra do Diabo. Tem uma pequena cavidade, que o povo diz, ser o signal das unhas de Satanas, e que sob este pedregulho está enterrado um quidam, que, tendo commungado em peccado mortal, e morrido depois, foi enterrado na egreja do mosteiro de Santo Antonio dos capuchos (que os vandalos do seculo XIX arrasaram, sem d’elle deixar o minimo vestigio).
    Vieram tres anjos ao convento, reuniram os frades, desenterraram o sacrilego, deram-lhe uma pancada na nuca, que lhe fez vomitar a particula, restituiram-a ao respectivo vaso, e arrastaram o defuncto até ao penedo, enterrando-o debaixo d’elle.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VII, p. 174
Place of collection
PONTE DE LIMA, VIANA DO CASTELO
Narrative
When
19 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography