APL 1761 “Lenda dos penedos da Senhora da Esperança”

Conta-se que nos últimos tempos da moirama, apareceram três meninas muito lindas nos penedos de Aivado ou da Senhora da Esperança, muito próximo do lugar onde hoje assenta a ermida do mesmo nome. Acreditava o povo que eram três irmãs que ali haviam ficado, devido a qualquer encantamento.
Certo dia, um moiro que ainda andava por aquela região pediu a um almocreve de Quintela que levasse três bolos ao penedo grande, no Aivado, onde se recolhiam as meninas. Recomendou-lhe ainda o maior segredo. Quando já noite escura regressou a casa para descansar, o homem pediu á mulher que não tocasse no embrulho que trazia. Esta, cheia de curiosidade, mal apanhou o marido a dormir, apressou-se a abrir o pacote que lhe fora proibido.
Logo pegou num dos bolos disposta a comê-lo, mas mal lhe pôs os dentes, este começou a jorrar sangue. Horrorizada procurou unir a parte mordida ao resto, após o que voltou a repor tudo no seu lugar.
Ignorando o acontecido, quando de manhã saiu de casa, o almocreve dirigiu-se ao penedo de Aivado para satisfazer o pedido do moiro. Como não visse ninguém atirou com os bolos para cima do penedo grande; imediatamente surgiu uma senhora a cavalo que lhe disse: “quem vier que te pague” – depois a dama desapareceu como fumo.
Cena idêntica se passou quando atirou o segundo bolo. Arremessou para o mesmo lugar o que ainda lhe restava, que era afinal aquele que a mulher tinha dentado.
A jovem que então lhe apareceu vinha a pé e de semblante triste: - “leva esta faixa para a tua mulher; é um presente meu – a paga de eu ficar encantada para sempre”.
O almocreve retirou-se com a dádiva; contudo não estava tranquilo. Havia nas palavras da donzela qualquer coisa… pelo sim, pelo não durante o caminho parou junto duma carvalha á volta da qual atou a faixa.
Logo, aterrado viu chamas violentas envolverem a árvore e reduzirem-na a cinzas.

Source
AA. VV., - Inquérito Boléu (recolhas inéditas) , Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, , p.52-55
Year
1963
Place of collection
Quintela De Azurara, MANGUALDE, VISEU
Collector
Maria Manuela Sequeira Osório (F)
Informant
Carolina Augusta (F), 64 y.o., Quintela De Azurara (MANGUALDE),
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography