APL 3348 Nossa Senhora da Ajuda (Lórdêllo do Ouro)

N’esta freguezia, que foi do concelho da Maia, e é hoje do bairro occidental do Porto, e proximo á margem direita do rio Douro, está a capella de Nossa Senhora da Ajuda, imagem de grande devoção do povo em geral, e dos navegantes em particular.
    Segundo a lenda, remonta a antiguidade d’esta imagem e da sua capella, ao seculo 12.º; porém d’isso não ha documento algum além da tradição; antes outra tradição a desmente, pois resa que esta imagem veiu da Gran Bretanha, durante o reinado do apostata Henrique VIII – e, sendo assim, não póde ter mais de tresentos e tantos annos.
    […]
    Quer a Senhora apparecesse no seculo XII, quer no XVI, diz a lenda, que ella appareceu em sonhos, a Catharina Fernandes, mulher de Pedro de tal, de Miragaia, e lhe ordenou que fosse a uma fonte, que está a pouca distancia da ermida, e que alli veria uma pomba, e juntamente a sua imagem (da Virgem).
    Contou o sonho ao marido, que a dissuadiu da sua crença; más, como tornasse a ter o mesmo sonho, sem dizer nada ao marido, foi uma manhan, com todo o cuidado, ter á fonte, e alli viu andar uma pomba esvoaçando de uma para outra parte; mas não viu a imagem. Com muito pezar, se resolveu a voltar para Miragaia, mas deu com o marido, que vinha em sua procura. Tanto instou com elle, que ambos tornaram á fonte, e com effeito descobriram a imagem da Virgem, entre as silvas.
    Tiraram-a d’alli com grande alegria e reverencia, e resolveram logo construir-lhe uma ermida, um pouco desviada da fonte, por não ser o sitio do apparecimento asado para a edificação; e, como não tinham dinheiro para a obra, venderam umas casas, e com o producto d’essa venda a concluiram.
    Teve este apparecimento logar no dia da Expectação de Nossa Senhora (18 de dezembro), por isso a denominaram Nossa Senhora do O.
    Passados annos – continda a lenda – entraram a barra do Douro nove embarcações inglezas, e chegando em frente da capella, subiram facilmente o rio, as oito primeiras, mas a nona parou, sem obedecer á manobra, e não passava d’aquelle ponto.
    A bordo d’este navio vinha uma imagem de Jesus Crucificado, que os catholicos tinham podido subtrahir aos desacatos dos herejes inglezes; e, assim que a tiraram do navio e a collocaram na capella da Senhora, principiou elle a andar desembaraçadamente.
    Diz-se que á imagem de Jesus Christo se dava na Gran-Bretanha o titulo de Bom Jesus da Ajuda, e que isto foi causa da Senhora perder a sua primitiva invocação e tomar a da Ajuda.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, p. 162
Place of collection
Lordelo Do Ouro, PORTO, PORTO
Narrative
When
12 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography