APL 3467 Villar de Figos

Dizem que esta freguezia tomou o nome de Principaes de Villar de Figos, porque os seus habitantes se immortalisaram tomando o castello da Franqueira aos mouros, castello que estava muito proximo, a 1 kilometro de distancia para N.E., no monte da Franqueira, mas já no termo da freguezia de Vilhases ou Vilhares  junto do sitio onde hoje se vê a ermida de Nossa Senhora da Franqueira, que tem festa e romagem no 3.º domingo d’agosto e pertence á freguezia de Pereira, por estar no termo d’ella, como provam os marcos que se vêem no dicto monte e que dividem os terrenos d’aquellas duas freguezias.
    A tradição local ainda hoje explica a tal façanha do modo seguinte:
    Tendo os christãos sitiado o castello e defendendo-se elle obstinadamente, os habitantes d’esta parochia juntaram certa noite um grande rebanho de cabras, – prenderam-lhes nas pontas vellas accesas e, tomando o caminho de Barcellos, marcharam com grande alarido sobre o castello, o que animou os sitiantes e determinou os sitiados a renderem-se, imaginando que de Barcellos haviam chegado ao acampamento dos christãos grandes reforços.
    Aos habitantes d’esta parochia, pela sua astucia, se deveu principalmente a expulsão dos mouros. Foram elles os principaes conquistadores do castello e por isso se denominaram e ainda hoje se denominam Principaes de Villar de Figos.
    Um d’elles me contou muito a sério a lenda, como fica exposta.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo XI, pp. 1210-1211
Place of collection
Vilar De Figos, BARCELOS, BRAGA
Narrative
When
12 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography