APL 3611 [Santa Comba e o rei Orelhão]

Dentro da cerca da vila se conta que no tempo dos mouros se recolheram nesta cerca os cristãos, que foram uns falsos, que entregaram as chaves aos mouros e degolaram todos os que estavam dentro, que dizem chegara o sangue onde hoje está o pelourinho.
    E desta vila eram naturais S. Leonardo e Santa Comba, de gente lavradora e pobre, que andavam no monte guardando o gado de seus pais; o rei mouro, que se chamava Orelhão, quis intender com a moça e eles foram fugindo até onde está um penhasco alto, e a santa se meteu pela fraga e ali escapou, [pois] que milagrosamente lhe abriu a passagem para dentro, e dizem […] lhe tiraram as tripas, coração e os botaram a um poço no alto da serra.
    E da parte de fora do cabeço está outra capela da invocação de S. Leonardo, que dizem foi aqui martirizado. Aqui acodem muitas povoações em procissão de vários povos a pedirem água aos santos e tudo Deus lhes concede por sua intervenção.
A esta parte lhe chamam agora Serra do Rei de Orelhão e em um cabeço que está para o sul da capela dos santos está o refúgio onde morava o rei mouro.

Source
PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros , Gailivro, 2006 , p.266
Year
1934
Place of collection
MIRANDELA, BRAGANÇA
Collector
Francisco Alves (M)
Informant
Reverendo Matias Pires (M),
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography