APL 3265 Lisboa (9) PEDRO AFFONSO E CID-ACHIM

Quando D. Affonso Henriques cercava Lisboa, em 1147, o alcaide d’esta cidade, Al-Atar, temendo a entrada dos christãos, quiz pôr em segurança os seus thesouros, e o mais querido d’elles, uma formosissima filha unica. Escolheu 20 dos seus mais nobres e esforçados cavalleiros para guarda do comboio, e em uma noite de escuro, os fez sahir de Lisboa mandando-os seguir para Alemquer (que ainda era uma forte praça mourisca) para d’alli passarem a Sevilha.
D. Pedro Affonso, irmão bastardo do rei portuguez, era um dos mais esforçados cavalleiros christãos, e andando a rondar nas immediações de Lisboa, ouviu o relincho de um cavallo arabe (do deserto) e dirigindo-se com a sua escolta para aquelle sítio, e depois de um sanguinolento combate, se apossaram os christãos da moura e dos thesouros.
D. Pedro deu a seu irmão todas as riquezas que tomára; mas não a donzella.
Cid-Achim, era um nobre e valoroso mouro, da cidade de Silves, que enamorado da formosura da filha de Al-Atar, se tinha offerecido a este, com alguns dos seus soldados, para o ajudar na defeza de Lisboa.
O alcaide havia ganhado muita affeição a Cid-Achim, pelas suas boas quantidades, e lhe havia promettido a mão de sua filha.
Quando Cid-Achim soube do captiveiro da sua noiva, sahiu desvairado de Lisboa, e, sem lhe importar com as tristes consequencias que podiam sobrevir, mas sómente fiado no cavalheirismo de D. Affonso Henriques, se dirige ao acampamento christão, e à barraca real. Prostra-se aos pés do monarcha e com lagrimas na voz, lhe diz: – «Senhor – a nobreza do vosso caracter é tão sabida de mouros e christãos, como o valor da vossa espada, sempre victoriosa. Não receiei pois em me entregar em vosso poder, e aqui me tendes por vosso prisioneiro ou como vosso escravo. Mandarei a Silves buscar tudo quanto tenho, e vol’o dou, senhor, mas dae a liberdade á donzella que esta noite cahiu em poder dos vossos guerreiros. Se o vosso coração magnanimo, por minha desventura, só por esta vez se fechar aos impulsos da sua generosidade, contae com mais este captivo; porque prefiro a escravidão, onde estiver a minha desposada, á liberdade longe d’ella.»
A formosura, o garbo e a confiança do joven mouro, enterneceram o monarcha, que lhe respondeu commovido: – «Meu irmão, D. Pedro Affonso, é que fez a prêsa, e só elle póde deferir ao vosso pedido. Eu o mando chamar, e confiae na bondade do seu coração e na nobreza da sua alma.»
Chegou D. Pedro, e o rei lhe expoz a pretenção do arabe. Então o cavalleiro, virando-se para Cid-Achim, lhe diz: – «Não vos acceito como escravo, desejo antes possuir-vos como amigo. Prêso, como estaes, com as cadeias do amor, seria muita crueldade fazer-vos supportar as da escravidão. Levae a vossa donzella, e hide para Silves gosar o premio de um amor tão extremoso. Só vos ponho por condição que não torneis a tomar armas contra nós. De mais se tem visto a vossa espada nos combates. Recebei a vossa desposada, tão pura como se estivesse no regaço de sua mãe, porque os guerreiros portuguezes, são christãos e cavalleiros, e nunca se esquecem do respeito que é devido ás damas, e esta foi considerada como um deposito sagrado. Levae-a, estou certo de que nunca a vossa ingratidão me fará arrepender d’este acto que a vossa confiança me fez praticar,»
O rei e quantos o cercavam, applaudiraan commovidos a generosidade de D. Pedro, e seu irmão, não lhe querendo ficar inferior em galhardia, entregou á moura todas as suas riquezas.
Cid-Achim, apenas poude responder entre lagrimas de alegria: – «Rei de Portugal, sr. D. Pedro Affonso – Recusastes acceitar-me como captivo, mas algemastes-me com mais fortes cadeias, as de um eterno reconhecimento. Não me surprehendeu a vossa generosidade: já a esperava. O magnanimo Ebni-Errik é tão famoso pela sua bravura como pela sua galhardia. Juro por Alah, que jámais tomarei armas contra os christãos portuguezes: e se algum dia fôr prejuro, que a minha memoria seja por todos eternamente maldicta. Sr. D. Pedro Affonso, eu vos saudo, como um dos mais nobres, leaes e intrepidos cavalleiros da christandade.
O rei o despediu com palavras mui lisongeiras, e Cid-Achim se foi para o Algarve, cumprindo religiosamente a sua promessa, pois foi em toda a sua vida amigo leal dos portuguezes.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IV, pp. 363-364
Place of collection
Castelo, LISBOA, LISBOA
Narrative
When
1147
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography