Category: Moslems vs Christians
A batalha dos Padrões APL 1788
AA. VV., -, Pampilhosa da Serra - Crendices, cultura e tradição, , http://tradicao.com.sapo.pt/contos.htm, , Portela Do Fojo (PAMPILHOSA DA SERRA)O lendário episódio que se segue remonta ao tempo em que os Mouros ainda povoavam meio Portugal.
Há muitos, muitos anos, os Portugueses e os Mouros defrontaram-se numa batalha não …
A Cortadura dos Mouros APL 3559
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 227 Gimonde (BRAGANÇA)No termo de Gimonde, no concelho de Bragança, há do lado direito do rio Sabor um cabeço com o nome de Monte Guieiro e que faz uma grande cova …
[A Família Alistão] APL 1766
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, Monografia de Estômbar, , Algarve em Foco, 1987 [1911], 174-175 Estômbar (LAGOA)A família Alistão teve o seu solar em Mexilhoeirinha. Conta a lenda que o chefe desta família se chamava Filipe e era comandante de uma força de soldados cristãos …
Afife APL 1476
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo I, p. 28 Afife (VIANA DO CASTELO)Querem alguns que em um sitio d’aqui, ainda chamado Cividade, era a Britonia dos romanos. No monte do Crastro, no sitio chamado Osseira, ha as ruinas de um …
A fonte fria APL 3708
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 335-336 Lebução (VALPAÇOS)Num monte próximo de Lebução há um lugar chamado Fonte Fria, onde corre uma água muito boa mas que as pessoas evitam beber. Esta fonte está ligada a uma …
[A força dos mouros] APL 3654
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 297 Solveira (MONTALEGRE)A montante de Mandis, e numa encosta, [na freguesia de Solveira, concelho de Montalegre] ficam as ruínas dum pequeno castro, constituído por umas muralhas sem fosso. Anda-lhe ligada …
[A Fraga do Pingadeiro] APL 3761
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 377 Candedo (VINHAIS)Perto da Fraga das Ferraduras [no termo de Cerdedo, concelho de Vinhais] fica a enorme Fraga do Pingadeiro, debruçada sobre o ribeiro Cabanelas, afluente do Rabaçal, à qual …
A lenda da Cabeça do Mouro APL 3691
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 323 Cabeça Boa (TORRE DE MONCORVO)Nam há documento por que conste sua fundação [igreja de São Salvador, no concelho de Torre de Moncorvo], e só huma vulgar tradiçam de que fora feita no lamentavel …
A Lenda da Faiopa APL 3226
FIGUEIREDO, José Francisco, Monografia de Nisa, , Câmara Municipal de Nisa, 1989, 287-288 NISA (PORTALEGRE)Defrontavam-se nas duas margens do Tejo — reza a tradição — dois castelos, ali postos para domínio e guarda de terras, cujos senhores militavam em campos adversos: um, defensor do …
A lenda da fraga do Poio APL 3640
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 289 Brunhoso (MOGADOURO)A certa distância da aldeia de Brunhoso, concelho de Mogadouro, no caminho do Poio, existe uma grande fraga redonda, com uma grande rachadela, e que é chamada a Fraga …
A Lenda da Gardunha APL 2480
MATOS, Albano Mendes de, Literatura Popular Tradicional na Gardunha, , Edição do Autor, 2004, 52-55 Idanha-A-Velha (IDANHA-A-NOVA)No tempo em que vieram os Mouros, com muitas guerras, havia na povoação de Idanha-a-Velha um homem viúvo e rico que se casou com uma mulher muito mais nova que …
A Lenda da Senhora do Mileu APL 443
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 85-87 Veiros (ESTREMOZ)Veiros, a minha terra, tem como muitas terras, a sua lenda.
Em Veiros viviam meia centena de homens e a povoação era pequena.
Mafalda, uma rapariga de …
A lenda das pérolas no fundo do rio APL 3762
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 377-378 VINHAIS (BRAGANÇA)Há muitos, muitos anos, vivia nas terras do Norte uma formosa princesa, que ocupava os dias passeando pelos montes e vales do seu reino, num bonito cavalo branco. Entre os …
A lenda da tripla maldição ou lenda do Rei Vamba APL 1119
HENRIQUES, Francisco , Contos Populares e Lendas dos Cortelhões e dos Plingacheiros, , Associação de Estudos do Alto Tejo, 2001, 284-285 Vila Velha De Ródão (VILA VELHA DE RÓDÃO)Vamba, rei suevo ou visigótico, fundou o castelo de Ródão, onde vivia com sua mulher, filhos e restante corte. Por força das andanças de caça e guerra ficava …
A lenda de Agarez APL 2764
PARAFITA, Alexandre, O Maravilhoso Popular - Lendas, contos, mitos, , Plátano Editora, 2000, 100-101 Vila Marim (VILA REAL)Nas fraldas da serra do Alvão habitou há muito, muito tempo, um povo cristão chamado Aragonês por ser oriundo do reino de Aragão, que se dedicava ao cultivo do milho …
A lenda de Balsamão APL 209
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 57-58 Castro Vicente (MOGADOURO)
Quem observar, da margem esquerda do rio Sabor, a cerca de um quilómetro, abaixo da ponte de Remondes, a paisagem que se eleva da margem direita até lá …
[A lenda de Nossa Senhora das Mercês] APL 3198
CALADO, Mariano, Peniche na História e na Lenda, , Edição do Autor, 1991, 413-414 PENICHE (LEIRIA)Conta-se que, por volta de 1590, alguns mouros assaltaram a costa setentrional de Peniche e roubaram quanto lhes foi possível, tendo levado como cativos alguns cristãos das imediações.
Entre …
A lenda de Rio Tinto APL 344
S/A, ., Lendas de Gondomar, , Câmara Municipal de Gondomar, 1995, 15-17 Rio Tinto (GONDOMAR)Diz a lenda que o rio ficou tinto de sangue tantos eram os corpos golpeados e caídos nas suas águas. Tinha-se travado uma brava luta entre grupos cristãos e muçulmanos, …
A lenda de salácia APL 243
DELGADO, Manuel Joaquim, A Etnografia e o Folclore no Baixo Alentejo, , Assembleia Distrital de Beja, 1985 [1956], 233-235 ALCÁCER DO SAL (SETÚBAL)Definitivamente tomada aos Mouros por D. Afonso II a vila de Alcácer do Sal, a antiga Salácia fenícia (no parecer autorizado de alguns historiadores e arqueólogos), os Portugueses aí …
A lenda de Vala Dranjo APL 3084
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 184 Marzagão (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Conta-se que vivia na antiga vila de Ansiães, no castelo, um grupo de mouros temidos por todas as povoações vizinhas. O pároco, com a ajuda da sua freguesia, decidiu …
A lenda de Vale da Madre APL 3641
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 289-290 MOGADOURO (BRAGANÇA)Conta-se que os mouros estavam na serra de Mogadouro e que os cristãos correram atrás deles, indo encontrar-se num vale onde travaram uma grande batalha. Aí os cristãos, no meio …
A lenda do palácio de estoi APL 712
LOPES, Morais, Algarve: as Moiras Encantadas, , Edição do Autor, 1995, 88-94 Estoi (FARO)As lendas sempre teciam,
Noutros tempos, noutras eras,
Histórias que entonteciam
O sorrir das primaveras.
Romances que as gerações
Doutras gerações traziam,
P’ra falar aos corações
E, assim, os entristeciam. …
A lenda do Poço Negro APL 3213
SILVA, José Luciano de Figueiredo, Sever do Vouga, , Câmara Municipal de Sever do Vouga, , 10 Sever Do Vouga (SEVER DO VOUGA)É o caso de um moço cristão que se apaixonou por uma jovem moura de nome Artemigia, que também correspondia aos seus amores. Esse moço, diz a lenda, resolveu …
A lenda do Rei Orelhão APL 3612
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 267-268 Lamas De Orelhão (MIRANDELA)O nome de Lamas de Orelhão vem de um rei mouro muito mau que viveu nestas terras há muitos e muitos anos. Dizia-se até que o rei Orelhão tinha uma …
A lenda dos castelos dos Cabriz (A) APL 760
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro - Narrações Orais (contos, lendas, mitos) Vol. 1, , Fundação Museu do Douro, 2007, 163 Granja Do Tedo (TABUAÇO)[D. Thedon e D. Rausendo] fizeram mais uma fortificação a modo de arraiais, com sebes tecidas e terraplanadas, donde rebatiam o ímpeto dos Mouros, dividindo-se de tal maneira, …
Alenquer APL 1483
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo I, p. 94 Alenquer (Santo Estêvão) (ALENQUER)A conquista de Alenquer por D. Afonso Henriques é facilitada pela acção de um cão, que, consoante a versão, ou lhe faculta a chave do castelo, ou lhe dá permissão …
Almourol APL 1486
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo I, p. 155 Tancos (VILA NOVA DA BARQUINHA)Um cavaleiro cristão seduz uma donzela moura e consegue, por isso, entrar disfarçadamente no castelo da mesma, permitindo depois a entrada do restante exército. O castelo é conquistado e a …
Almourol (2) APL 1487
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo I, p. 156 Tancos (VILA NOVA DA BARQUINHA)Um cavaleiro godo mata injustificadamente uma moura e sua filha e leva para seu castelo o filho mais novo, que sobrevive à tragédia. Este cresce e mata ardilosamente a mulher …
A mal degolada APL 366
S/A, ., Ecos do Passado, , NAP / PIPSE, 1992, 14 Bertiandos (PONTE DE LIMA)Em tempos muito antigos viveram nas margens do rio Lima, perto da vila de Ponte de Lima algumas famílias de mouros. Eles teimavam em lá continuar.
Uma jovem moura muito …
A mal-degolada APL 71
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 105-112 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)O Carro era de prata e d’aquelles em que se pintam as deusas da velha Grecia.
Puxavam-no seis cavallos brancos despidos de jaezes. Semilhavam cordões de seda as redeas finissimas. …