APL 3200 [Os Franceses e S. Leonardo]

S. Leonardo, patrono dos prisioneiros, conta em Portugal apenas com um templo da sua invocação, justamente no Atouguia da Baleia, provavelmente por influência do povoamento francês da região.
    Ora, consta que, certo dia, uma nau vinda do sul de França e que transportava vários prisioneiros, terá naufragado nos baixios do porto e que, então, os prisioneiros salvos, terão resolvido, em acção de agradecimento, erguer um templo da invocação do seu santo protector e oferecido a imagem que ali se venera.
    Mas conta-se também que alguns franceses povoadores da região e veneradores de S. Leonardo, cuja imagem tinham consigo, desejavam há muito regressar a sua terra sem que, no entanto, lhes aparecesse um pouco de vento de feição a permitir-lhes zarpar do porto da Atouguia.
    Então, na suposição de que seria o seu Santo protector a manifestar-lhes o desejo de ali ficar, terão resolvido oferecer a imagem que veneravam e colocá-la num dos altares do templo que ali existia. E, ao consumarem a oferta, foi com incontida alegria que terão visto surgir imediatamente o vento de feição há muito desejado e que lhes permitiu iniciar a caminhada do regresso.

Source
CALADO, Mariano Peniche na História e na Lenda , Edição do Autor, 1991 , p.415
Place of collection
Atouguia Da Baleia, PENICHE, LEIRIA
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography