APL 3446 Setubal

Segundo a lenda, pelos annos de 1260, na praia, do Trôino, foi achada por uma pobre velha, uma formosa imagem da Santissima Virgem, á qual, em attenção ao logar em que appareceu, se deu a invocação de Senhora da Agua. Tambem, em razão da sua estatura, se lhe dava o nome de Senhora Pequenina, e, por o povo acreditar que fôra obrada pelos anjos, se lhe chamou Senhora Angelical, e por fim, Senhora da Annunciada.
    Eis, em poucas palavras, o que diz a lenda:
    A velha, andava na praia apanhando a lenha que o rio deixava na vasante. Chegando a casa, deitou no lume um dos paus que achara, mas elle saltou fóra da fogueira: tornando-o a deitar no lume, por trez vezes saltou para o meio da casa, mas da ultima lançou um grande resplandor. A mulher, examinando aquillo attentamente, viu que era uma imagem de Nossa Senhora, e exclamou: – Virgem Annunciada! –  Em breve se espalhou a noticia d’este achado, por toda a povoação, que correu a casa da mulher, ver a santa imagem, tomando-lhe desde logo tão grande devoção, que resolveram construir-lhe um templo, o que levaram a effeito, e no altar-mór collocaram a imagem da Senhora, mettida em uma rica custodia de ouro, pondo-lhe na baze uma reliquia do Santo Lenho, mettida em uma ambula de crystal, e tudo guardado em um sacrario. Esta custodia é exposta á veneração dos fieis no dia da festa da padroeira, em todos os sabbados da quaresma, e quando algum piedoso christão o sollicita.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IX, p. 238
Place of collection
Setúbal (Nossa Senhora Da Anunciada), SETÚBAL, SETÚBAL
Narrative
When
1260
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography