APL 3417 Remédios (Nossa Senhora dos) 3

A egreja de Nossa Senhora dos Remedios fica perto da aldeia da Espiçandeira, e, segundo as memorias escriptas no livro das visitas da freguezia, a sua origem é a seguinte:
    Em 1410, andando Miguel, filho de Miguel Leitão, do logar da Bordalia, e Cosme, filho de Thomaz Gomes, do logar da Patacaria (ou Petacaria) ambos de menor edade, a brincar junto a uma fonte que está em um souto de arvores silvestres, proximo ao dito logar da Bordalia, acharam sobre a mesma fonte, uma imagem da Santissima Virgem, de 1,m 10 d’alto, e de uma perfeita esculptura,
    Correram as duas creanças a dar parte do achado a seus paes e visinhos, os quaes, tendo o caso por milagroso, trataram logo de construir uma ermida á Senhora, á qual deram a invocação dos Remedios, no mesmo logar da Bordalia, e logo appareceu um devoto que quiz ser eremitão da Senhora.
    Toda a gente da freguezia e circumvisinhas, principiou logo a ter grande devoção com a Senhora, e lhe faziam muitas romagens e offertas.
    Á agua da fonte onde a Senhora appareceu, attribuem a virtude de curar as febres intermitentes, molestia endemica d’estes sitios.
    Faziam-se a esta Senhora duas grandes festas cada anno, uma a 11 d’agosto, e outra a 8 de setembro, ás quaes concorriam não só os povos da freguezia e immediatas, como das villas de Alemquer, Azambuja, Pontével, e Santarem.
    Parece que a razão porque se lhe fazia a primeira festa a 11 d’agosto, é por que n’esse dia é que foi achada pelos dois meninos.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VIII, pp. 125-126
Place of collection
ALENQUER, LISBOA
Narrative
When
15 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography