APL 3386 Pindêllo

No alto de um pequeno monte d’esta freguezia, povoado de carvalhos frondosos e seculares, está a grande capella de Nossa Senhora dos Milagres. Não se sabe com certeza a origem da imagem da padroeira d’esta capella
    Dizem uns, que ella estava occulta no tronco de um dos carvalhos d’este monte – outros, que fôra para aqui trazida por um peregrino desconhecido.
    Havia n’este sitio, uma antiga capella, dedicada a S. Domingos, já então cercada de carvalhos, sobre os quaes se juntava tão grande multidão de corvos, que, com o seu constante grasnar, incommodavam os moradores da aldeia de Pindêllo.
    Um lavrador d’ella, hindo cortar o ramo de um dos carvalhos, achou na toca, a imagem da Senhora, e dizendo-o aos visinhos, a foram logo colocar na capella de S. Domingos; e, como a Senhora principiou logo a obrar muitos milagres, lhe puzeram o titulo de Nossa Senhora dos Milagres, perdendo desde então a capella a sua antiga dedicação a S. Domingos. Esta é a primeira versão.
    A segunda, é a que se segue:
    Passando por este logar um peregrino, que levava esta imagem, cinco corvos sahiram de um carvalho, e o não deixaram passar, fazendo em redor d’elle tal motinada, com as asas e as grasnaduras, e accomettendo o com os bicos, de tal modo, que elle se escondeu na capella, pondo n’ella a imagem da Senhora.
    É certo que no templo está uma pintura commemorando este facto; e por baixo d’ella uma inscripção latina, mas em letras gothicas, que diz (traducção):

AOS XVII DE FEVEREIRO DE MIL K VII
FOI POSTA NOSSA SENHORA
N’ESTE ORAGO DE S. DOMINGOS
E FEZ ESTE MILAGRE.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VII, p. 29
Place of collection
Pindelo Dos Milagres, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Narrative
When
12 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography