APL 3441 Senhora do Cabo (do Espichel)

Sobre um rochedo do Cabo, se vê uma ermidinha, denominada Miradouro, que, segundo a lenda, memora o sítio onde appareceu a Senhora, por isso, chamada do Cabo. Outros, porem, affirmam que a Senhora foi achada na praia, inferior ao dito rochedo, e que apparecêra sobre uma jumentinha, que subira pela rocha, deixando n’ella impressos os vestigios das suas pégadas – que o tempo fez desapparecer, mas que os mórdomos da Senhora fizeram de novo gravar.
    Diz-se que uns velhos de Caparica, que vinham a estes sitios cortar lenha, foram os primeiros que acharam a santa imagem da Virgem, e por isso, foi o povo de Caparica o primeiro que festejou a Senhora do Cabo, hindo todos os annos com o seu círio, em romaria á Senhora, no primeiro domingo de maio.
    A fama dos milagres obrados pela Senhora do Cabo, em breve se propagou por estas redondezas, e as offertas e esmolas, foram em tanta quantidade, que, proximo á ermidinha (edicula) primitiva, se construiu o sumptuoso templo que hoje alli admiramos.
    Não se destruiu a ermidinha, e juncto a ella foi construida (1672) uma fortaleza, para proteger os povos d’estes sítios, das invasões inopinadas dos castelhanos, sendo regente, o infante D. Pedro, depois rei, D. Pedro II, do nome.
    Ignora-se o anno em que a senhora appareceu, só se sabe que foi no principio do reinado de D. João I.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IX, p. 135
Place of collection
Sesimbra (Castelo), SESIMBRA, SETÚBAL
Narrative
When
17 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography