APL 3309 Da milagrosa Imagem de nossa Senhora do mar, ou das Ondas, do Convento de S. Joaõ de Deos de Lisboa
O que he certo, como affirma hum Religioso grave, & velho, Sacerdote, que ha quarenta annos vive naquelle Convento, que desde o principio que nelle foy collocada a Senhora, resplandecèra em muytos milagres, & maravilhas: mas como o instituto daquelles santos Religiosos he todo applicarse ao serviço dos pobres, & enfermos, naõ cuidaõ em fazer memoria dos milagres, que a Senhora obra. Quando o Marquez de Alegrete Manoel Telles da Silva foy ao Imperio, para conduzir a serenissima Rainha D. Maria Sophia, com a grande fé que tinha na Senhora do Mar, & das Ondas, foy encomendarse a ella áquelle Convento, & pedio aos Religiosos lhe dessem hum dos seus mantos, para o levar por reliquia defensiva de todos os perigos da viagem, & com elle o livrou a Senhora de todos, & o Marquez em acçaõ de graças pelos beneficios que da Senhora recebèra, lhe deu hũa peanha de prata, sobre que está collocada, que terá quasi hum palmo de alto.
O mesmo Religioso me referio, que haverá tres, ou quatro annos entràraõ pela Igreja dentro dez, ou doze hom~es descalços a visitar a Senhora, & a darlhe as graças de os haver livrado de hum grande perigo. Foy este, que na consta de França lhe dèra hum temporal taõ rijo, que os lançára em hum baixo aonde se viraõ perdidos, por dar o navio em hũs grandes penedos, & que vendose neste evidente perigo clamáraõ pela Senhora do Mar, & das Ondas, & que por mercè da Senhora sahira logo o navio sem haver padecido damno algum, & que deraõ graças à Senhora, & lhe offerecèraõ a sua esmola.
- Source
- AGOSTINHO DE SANTA MARIA, Fr. Santuário Mariano , Imperitura, 2007 [1711] , p.Tomo I, Livro II, Título LXXVII, pp. 487-488
- Place of collection
- São João De Deus, LISBOA, LISBOA