APL 417 Santa Aurélia

Contam as avós de Arruda que, no tempo das suas bisavós, numa localidade entre o Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, havia uma rapariga de nome Aurélia, solteira, que apareceu grávida. Os seus pais, não querendo aceitar aquela situação, por ser considerada uma vergonha, ordenaram que alguém a decapitasse. E foi o que aconteceu.
 Passados alguns meses de Aurélia ter falecido, uns camponeses vinham a passar junto ao cemitério quando ouviram gemidos de um bebé. Aproximaram-se e entraram. Viram que esse choro vinha da sepultura de Aurélia. Imediatamente verificaram o que se estava a passar. Nunca se tinha visto nada igual: Aurélia dera à luz uma criança. Jaziam lado a lado, mãe e filho.
 Os camponeses consideraram que Aurélia só poderia ser santa e, por isso, levaram os seus restos mortais para a igreja do Sobral de Monte Agraço. Muitas pessoas, oriundas de vários locais, visitaram e rezaram junto da Santa, fazendo promessas.
 Sabendo deste acontecimento, três malfeitores, não acreditando assaltaram a igreja e levaram o corpo de Aurélia. Ataram-no a uma carroça e deram várias voltas até que o corpo da Santa caiu aos pedaços. Ainda não satisfeitos, nessa mesma noite, os homens puseram, em frente da igreja de Nossa Senhora da Salvação de Arruda dos Vinhos, um cesto com palha e uma gamela com água.
 Mais tarde, aos três meliantes, apareceram-lhes doenças, das quais morreram miseravelmente: um morreu a zurrar, outro a ladrar e o outro a berregar...
 Actualmente, os restos mortais de Santa Aurélia encontram-se na igreja do Sobral de Monte Agraço.

Source
CUNHA, Jorge da Criações do Génio Popular , Associação para a Recuperação do Património de Arruda, 1997 , p.84-86
Place of collection
Sobral De Monte Agraço, SOBRAL DE MONTE AGRAÇO, LISBOA
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography