APL 3481 Nossa Senhora do Desterro

Em Arada, Ovar, existe uma lenda, que cada um conta a seu modo. Em tempos muito remotos, apareceu uma imagem de Nossa Senhora em cima de um rochedo que existia no lugar onde se encontra a Capela de Nossa Senhora do Desterro.
    O povo e o pároco resolveram conduzir processionalmente a imagem para a igreja paroquial, a fim de ali lhe ser prestado o culto devido. Mas a imagem não estava pelos ajustes e voltava sempre ao sítio inicial. Perante esta teimosia da Senhora, não restavam dúvidas: Nossa Senhora queria ser venerada ali. Não havia por isso tempo a perder. Tomava-se urgente a construção de uma casa onde a recolher e expor à veneração dos fiéis.
    Como a região é muito pobre em pedra e na época não havia a variedade de materiais de construção que agora temos, tudo se movimentou no sentido de se utilizar a pedra da pedreira onde a imagem de Nossa Senhora aparecia. No entanto, aquela pedra era de tal modo dura e fechada, que não havia quem fosse capaz de a partir. Após várias tentativas infrutíferas, resolveram desistir.
    Porém, no dia seguinte, qual não foi o espanto de todos, quando, ao chegarem de manhã ao local da obra, deram com a pedra toda talhada. Foi um delírio! Apressaram-se a construir uma ermidazinha onde a imagem foi colocada, começando então esta devoção a Nossa Senhora, que sempre foi invocada com o título de Nossa Senhora do Desterro.
    Desconhece-se o motivo por que se deu a esta imagem o título de Nossa Senhora do Desterro. Talvez o local fosse completamente despovoado... Talvez para ali se desterrassem as pessoas a contas com a justiça...

Source
FRAZÃO, Fernanda Passinhos de Nossa Senhora - Lendário Mariano , Apenas Livros, 2006 , p.22
Place of collection
Arada, OVAR, AVEIRO
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography