APL 3354 Numão
No logar de Arnozéllo, termo de Numão, mas em territorio da freguezia de Custoias (vol. 2.º, pag. 401, col. 2.ª) está a capella de Nossa Senhora da Ribeira, junto a uma quinta tambem chamada de Arnozéllo. Fica a uns 200 metros da margem esquerda (S.) do rio Douro, em frente do famoso (e temeroso) ponto chamado do Cachão, e a 42 kilometros de Lamego.
A sua lenda é a seguinte:
Appareceu (em 1585) a um homem muito virtuoso, chamado Cypriano Rodrigues, natural e morador da villa de Numão, casado com Catharina Francisca, em primeiras nupcias; em segundas, com Isabel Affonso; e em terceiras com Maria Antunes.
A Senhora lhe mandou, que lhe edificasse uma ermida, designando-lhe ella o sitio. Queria o bom do homem cumprir immediatamente a ordem; porem a 1.ª mulher se oppoz, pretextando a grande pobreza em que viviam, e que a apparição seria alguma illusão diabolica.
N’essa noite, acordou Cypriano, e viu a casa cheia de luzes, e ouviu uma voz que fallava. Acordou a mulher, que ouviu distinctamente estas palavras – Cypriano, não temas, faze a minha egreja, junto ao logar de Arnozello, onde te assignei, e eu te serei propicia.
A mulher, á vista d’isto, não fez mais opposição, convindo logo na edificação, a que immediatamente se procedeu.
Como eram muito pobres, nem todos os seus haveres chegavam para construir os alicerces; mas tanta fortuna lhe deu a Senhora, que pôde concluir a obra; e augmentando-se-lhe as felicidades nos seus negocios, veiu a morrer bastante rico, deixando a seus filhos uma bôa herança.
Quando deu principio à obra, tinha um pouco de pão em uma dorna, e algum vinho em uma pipa, e tirando de um e outro genero, para a sua familia e para os operarios da capella, nunca até ao fim da obra sentiu diminuição nas suas provisões.
- Source
- PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, pp. 179-180
- Place of collection
- Custóias, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA