APL 1288 Lenda do Senhor da Pedra

Minha avó contava que há muitos anos atrás, na praia do Corpo Santo em Vila Franca do Campo, andavam uns pescadores nos seus afazeres de lançar as redes ou a remendá-las, quando depararam inesperadamente com um caixote grande. Reparando melhor viram que vinha alguma coisa escrita e procuram quem soubesse ler. Descobriram que nas tábuas estava escrita a seguinte mensagem: “ Para a Misericórdia de Vila Franca do Campo”
 Foram logo entregar a caixa a quem de direito e procedeu-se à sua abertura. Todos ficaram muito surpresos com o conteúdo: era uma imagem do Senhor Jesus de fina e expressiva escultura, sentado numa pedra.
 Grande estranheza causou o facto de ninguém ter feito tal encomenda. O acontecimento milagroso espalhou-se pelos Açores e chegou ao continente, tendo Vila Franca de Xira reclamado o direito de tal achado. Nada conseguiu, porém, porque eram bem claras as palavras traçadas por mão divina no misterioso caixote.
 A imagem do Senhor da Pedra ficou numa capela própria da Igreja da Misericórdia e, durante algum tempo, o culto limitou-se a missa cantada e sermão na dita igreja. O juiz Teotónio Claudino da Silveira deu brilho às festas por promessa de sua mãe. Ainda hoje continua sem se saber quem mandou aquela imagem para Vila Franca, mas o que é certo é que a imagem do Senhor da Pedra trazida pelo mar queria mesmo ficar em Vila Franca do Campo.

Source
FURTADO-BRUM, Ângela Açores: Lendas e outras histórias , Ribeiro & Caravana editores, 1999 , p.113
Place of collection
VILA FRANCA DO CAMPO, ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography