APL 188 Lenda do Senhor Jesus do Calvário
Os milagres do Senhor Jesus do Calvário eram tantos e tão grandes, que depressa se tornaram conhecidos por todo o país.
Este facto, aguçou e despertou a cobiça dos habitantes de outras localidades, no sentido de quererem roubar a referida santa imagem milagreira.
Despertado o interesse, apareceu a cobiça e logo surgiram os planos de execução.
Certo dia de lindo sol, dirigiram-se a Almodôvar muitos cavaleiros armados de lanças e espadas, para levarem de qualquer maneira a imagem do Senhor Jesus do Calvário.
Quando se aproximavam da vila, operou-se um milagre que ficou na história de Almodôvar e viria a dar-lhe o nome de Vila Negra.
Um nevoeiro muito cerrado, ocultou por completo a vila, não deixando ver nada, nem mesmo um palmo à frente do nariz, como se costuma dizer.
Os guerreiros, em vão procuraram a vila e, vendo que nada conseguiam passaram de lado e não puderam levar consigo o Senhor Jesus do Calvário.
Os habitantes, ouvindo o barulho do tropel dos cavalos vieram às andas a ver o que se passava, mas o denso nevoeiro, nada deixou ver.
No dia seguinte, quando souberam o que tinha acontecido, atribuiram o milagre ao Cristo Crucificado da sua devoção e fizeram uma grande procissão com a imagem, pelas ruas da vila, engalanadas e cheias de flores.
Ainda hoje, esta imagem é muito venerada pelo povo encontrando-se no mesmo local, muito bem conservada. Todas as noites se encontram nesta pequena capelinha, muitas velas acesas pelos fieis devotos, que receberam beneficios espirituais ou materiais, por intermédio do referido Senhor Jesus.
Por esta razão, a do denso nevoeiro, diz a lenda, passou Almodôvar a chamar-se de Vila Negra.
- Source
- GONÇALVES, António J. Monografia da Vila de Almodôvar , Associação Cultural e Desportiva da Juventude Almodovarense, s/d , p.122-123
- Place of collection
- Almodôvar, ALMODÔVAR, BEJA