APL 2152 Lenda da Fonte da Senhora
Umas crianças vigiavam o seu… o seu rebanho que pastoreavam no monte do Penedo, desta freguesia de Ferreira, no local denominado Santa Marinha. Quando o sol mais aquecia, as crianças abrigavam-se à sombra das árvores, pois sentiam a fadiga provocada pelo calor e pela fome. Como era de costume àquela hora faziam a sua reza.
De momento, surgia à sua frente uma senhora vestida de branco, que lhes perguntou se tinham fome. De imediato as crianças responderam que sim.
— Então ide a casa (que ficava próximo) e lá tereis pão no forno e aí matais a fome.
Elas responderam:
— Não vale a pena, porque o forno da nossa casa já há muito que não coze, está cheio de silvas!
— Ide, porque hoje esta cheio de pão.
As crianças desceram o monte e depois de entrar dentro de casa, verificaram que o forno estava cheio de pão. Começa... comeram (digo!) e ficaram satisfeitas e com mais força para fazer a subida do monte, ao encontro do rebanho. Chegaram ao local e ainda se encontrava lá a Senhora, que lhes perguntou:
— Não precisais de mais nada?
Disseram eles...disseram elas, as crianças:
— Temos sede, queríamos beber…
— Vinde comigo!
E ali próximo do local… à penedia; e com o punho, abriu numa rocha uma brecha e a água começou a sair. Beberam... novamente satisfeitos... e a senhora desapareceu!
O povo desta freguesia ficou a prestar uma certa veneração ao local. Na noite de S. João faziam-se as fogueiras, tocavam-se, tocavam-se concertinas. E de manhã cedo iam ao local buscar à fonte uma caneca d’água, para lavar o rosto; e quem o não fizesse teria d’ir junto de Sete-Fontes, juntar a água das mesmas para se lavarem. Este hábito há cerca de 45 anos que deixou de ser usado.
- Source
- AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
- Year
- 2001
- Place of collection
- Ferreira, PAREDES DE COURA, VIANA DO CASTELO
- Collector
- Helena Morais (F)
- Informant
- Silvino Soares Mata (M), 73 y.o., born at Ferreira (PAREDES DE COURA),