APL 105 Lenda de santa margarida
O oráculo da Igreja Matriz de Peroguarda é Santa Margarida. Esta Santa é alvo de devoção ainda noutra freguesia do concelho de Ferreira do Alentejo, ou seja, em Santa Margarida do Sado.
Os habitantes da aldeia de Peroguarda têm grande devoção por esta Santa a quem eles deram o epíteto da santa milagreira.
Contam os habitantes de Peroguarda que Santa Margarida era filha de um rei turco, por isso de um rei infiel. Ora um belo dia o espírito divino desceu sobre ela e esta converteu-se ao Cristianismo. Nessa ocasião Santa Margarida estava a lavar, no rio Jordão, os cueiros do menino Jesus e Nossa Senhora concedeu-lhe o nome de Margarida. Esta conversão ao Cristianismo não foi, contudo, bem aceite pelo seu pai que mandou assassinar cruelmente a sua filha. A bondade de Santa Margarida e a sua fé em Jesus Cristo que lhe custou a própria vida, foram inspiração para os futuros fiéis de Cristo.
Em Peroguarda Santa Margarida é a Santa protectora da aldeia e o povo que esta protegeu os filhos de Peroguarda quando estes foram para as guerras coloniais.
Ainda hoje a santa é alvo dos maiores cuidados e dedicação pelos milagres e protecção prestada aos habitantes desta pequena aldeia.
- Source
- PINA, Maria João Augusto Peroguarda , Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, 1999 , p.18
- Place of collection
- Peroguarda, FERREIRA DO ALENTEJO, BEJA
- Collector
- Maria João Pina (F)