APL 3550 Lenda de Santa Colombina de Gimonde

Há muito, muito tempo, havia uma jovem chamada Colombina, que era filha de um rei mouro, e que foi pedida em casamento por um cavaleiro rico. O pai ficou muito satisfeito e não hesitou em conceder-lhe a mão da jovem.
    Porém, Colombina ficou aflita, porque, sem o pai saber, estava prometida a Jesus Cristo. Assim, não podia aceitar o casamento acordado por seu pai, e não podia também dizer-lhe as razões do impedimento. Resolveu por isso fugir.
    Andou muito tempo fugida, correndo sem destino, até que chegou a uma terra chamada Gimonde (situada no concelho de Bragança). E em sua perseguição vinha o noivo. Atormentada e já sem forças, a jovem pediu ajuda a uma fraga que encontrou junto à aldeia:
    — Abre-te fraga, que serás a minha morada!
    E o milagre deu-se. A fraga abriu-se, Colombina escondeu-se dentro, e ali passou a viver. Mais tarde apareceu a uma mulher que ia a passar, pedindo-lhe para construírem, naquele local, uma capela. O pedido foi aceite e o povo construiu a capela, que hoje lá existe. E Santa Colombina continua a ser ali muito venerada pelo povo, especialmente pela mocidade.

Source
PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros , Gailivro, 2006 , p.218
Year
2000
Place of collection
Gimonde, BRAGANÇA, BRAGANÇA
Informant
Raquel Lasalete Vaz Rodrigues (F), 52 y.o.,
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography