APL 2234 Notícia curiosa das Fontes (cordel)

Diz que sobre o Rio Tâmega há uma fonte que os moradores têm por milagrosa. O santo feriu uma pedra com o cajado, para dar vinho e azeite na oficina da sua ponte, para comerem os peixes que ele, com sua mão, tirava do rio… e ficou a esta prodigiosa fonte o gosto de azeite».
 São Gonçalo, quando andava a fazer a ponte, impôs a quantos carreiros ali passavam a obrigação de trazerem uma pedra para a ajuda da construção.
 Uma vez um carreiro, que não esteve para contas, deitou-se no carro e fingiu-se morto, tendo tido antes, porém, a preocupação de avisar os que o acompanhavam de que dissessem a São Gonçalo que ele ia morto.
 Na ocasião da passagem, São Gonçalo aproximou-se, requisitando a pedra. Os moços responderam-lhe o que seu amo lhes mandara:
 — O carreiro está morto.
 — Pois que esteja — retorquiu o santo.
 Com efeito daí a instantes o lavrador apareceu morto. Voltaram os moços a S. Gonçalo e lhe pediram valesse ao lavrador. Gonçalo, comovido, orou a Deus e ressuscitou o homem, repreendendo-o em seguida pelo que havia praticado, e expondo-lhe que a obra da ponte era de utilidade pública, e que por isso ninguém se devia recusar ao imposto da pedra.

Source
VASCONCELLOS, J. Leite de Contos Populares e Lendas II , por ordem da universidade, 1966 , p.644-645
Year
1759
Place of collection
AMARANTE, PORTO
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography