APL 1508 Briteiros

A terra da sepultura de um santo, quando misturada com ervas, constitui um remédio para doentes, podendo, no entanto, ser também fatal.

Contiguo á porta da egreja matriz está um tumulo de pedra, razo com o chão, fechado com grades de páo, coberto com seu telhado.
 Consta que é sepultura do Santo Wamba, abbade do convento de benedictinos que aqui havia (fundado em tempos remotos) e do qual a egreja era a mesma que hoje é matriz. Este convento foi dado por o arcebispo de Braga D. Fr. Agostinho de Castro (pelos annos 1596 ou 1597) aos eremitas de Santo Agostinho do convento do Pópulo, em Braga, que o reduziram então a abbadia secular.
 A terra da sepultura do Santo Wamba, misturada com varias hervas do passal, tocadas na imagem de Santa Leocadia, se cosem em agua. Dada esta a qualquer doente, em 9 dias ou sara ou morre! (Segundo diz o padre Cardoso.)

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.tomo I, p. 491
Place of collection
Briteiros (Santa Leocádia), GUIMARÃES, BRAGA
Informant
Padre Cardoso (M),
Narrative
When
19 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography