APL 1379 Uma promessa para o Bom Jesus

Havia um homem do Faial que tinha uma promessa para pagar ao Senhor Bom Jesus. Um ano, lá veio com a sua rês para deixar ao santo. Atravessou o Canal num barco de boca aberta e chegou ao cais da Madalena. Pegou no boi pela borda e pôs-se logo a andar. Ao chegar à Criação Velha parou para descansar e fazer uma visita à igreja.
 O padre da freguesia começou a falar com ele e disse-lhe:
 — O senhor quer pagar a sua promessa e faz muito bem porque o que é prometido é devido, mas não precisa ir mais longe. Aqui também temos um Senhor Bom Jesus. Entrega aqui o boi e a promessa fica paga. O santo é o mesmo!
 O homem não ficou muito satisfeito, mas acabou por fazer o que o padre lhe disse. Ofereceu a rês ao Senhor Bom Jesus e, como queria levá-la consigo, arrematou-a, deu o dinheiro e pôs-se a andar de volta para a Madalena. Quando chegou acima do cais, tratou de embarcar o animal. Mas, por mais força e jeito que o dono e os outros homens que estavam por ali fizessem, não havia jeito da rês embarcar. Teimaram uma vez, teimaram duas, três, mas não entrou.
 O homem então resolveu virar para trás e foi falar com o padre da Criação Velha:
 — Ó senhor padre, a promessa parece que não está paga. O senhor vai-me dar o dinheiro.
 E assim aconteceu. O homem pegou no dinheiro e lá se pôs a caminho para S. Mateus com o boi pela corda. Chegando lá, foi pô-lo ao Senhor Bom Jesus, arrematou-o e levou-o para o Faial sem que o animal se opusesse porque a promessa tinha sido paga a quem era devida.

Source
FURTADO-BRUM, Ângela Açores: Lendas e outras histórias , Ribeiro & Caravana editores, 1999 , p.221
Place of collection
Criação Velha, MADALENA, ILHA DO PICO (AÇORES)
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography