APL 2323 A lagoa das 7 cidades
Informante: Conheço uma história que é conhecida pela lenda das 7 cidades é mesmo conhecida como lenda que é contada para explicar porque é que na ilha de S. Miguel existe uma lagoa composta por duas lagoas, que é a lagoa das 7 cidades que uma é verde e a outra é azul.
Contam uma história que era um pastor e uma princesa, a princesa costumam contar a história comum nome mas eu não me lembro do nome dela, mas ela era filha única e o rei, o pai dela, era viúvo e então era muito protector, não queria que ela saísse de casa, que ela estivesse com ninguém, que ela casasse. Só que quando o rei ia dormir a sesta todas as tardes, ela escapava-se e ia passear pelos campos, nas redondezas do palácio e então ouve um dia em que ela encontrou, ouviu uma música muito agradável e como gostou muito começou a seguir o som e então encontrou um pastor que estava a tocar flauta e ficou por ali a ouvi-lo, a observa-lo e depois no dia a seguir voltou e voltou foi voltando sempre todos os dias até que começaram a falar, e acabaram por se tornarem amigos até que apaixonaram-se a partir daí começaram a encontrar-se todos os dias ficavam a tarde toda, o pastor tocava música, namoravam, conversavam, passeavam por ali, por aquela zona. E então ouve um dia que o pastor decidiu que ia pedir a princesa em casamento. Foi ao palácio e pediu para falar com o rei. O rei recebeu-o e então o pastor declarou-se e disse que gostava muito da princesa e que queria pedi-la em casamento o rei ficou muito chateado, ficou mesmo irado, mandou expulsar o pastor do palácio e disse que a filha não casava com ninguém muito menos com ele que não tinha nada para oferecer. Expulsou o pastore pôs a filha de castigo no quarto. No dia a seguir quando ele foi dormir a sesta a filha, a princesa, tornou outra vez a escapar de casa e foi ter com o pastor. Eles abraçaram-se muito, choraram muito, estavam a sofrer muito porque nunca iam poder ficar juntos, iam ficar separados para o resto da vida, choraram, choraram, choraram até que formaram duas lagoas. Um deles que agora já não me lembro se era o pastor se era a princesa tinha olhos azuis e de tanto chorar formou uma lagoa azul o outro que tinha os olhos verdes de tanto chorar formou a lagoa verde. Actualmente desde há muito tempo, desde que contam esta história talvez antes (incerteza) duas lagoas encontram-se unidas mas nunca as cores da água se misturam, portanto há duas lagoas: uma verde e uma azul e são conhecidas como lagoa das 7 cidades e actualmente quando se vai lá a lagoa, penso que há uma placa onde contam essa história.
Colectora: Aprendeu com quem essa história?
Informante: Eu lembro-me desde miúda de conhecer essa história mas não me lembro bem quem me contou porque talvez tenha sido a minha tia que é de S. Miguel é provável que tenha sido ela a contar-me e depois como ela é educadora de infância ela também gosta muito de estar a contar historias e a ensinar coisas é possível que quando era miúda tenha sido ela a contar-me, mas não me lembro bem. Também é uma história que é mais ou menos conhecidas entre os açorianos.
Colectora: Ou seja como disse há pouco que está presente junto da lagoa uma placa…
Informante: Sim penso que sim. Está lá uma espécie de placa que tem lá a história. E mesmo pelo que a minha tia me disse actualmente é rara a pessoa que não conheça a história. Em S. Miguel se pergunta a alguém que vive lá, toda a gente sabe a história para contar.
Colectora: Ou seja, a história perdura já há vário tempo?
Informante: Sim. Ao longo dos anos. Aliás nas escolas de S. Miguel ensinam esta lenda às crianças como explicação da existência daquela lagoa.
- Source
- AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
- Year
- 2008
- Place of collection
- Sete Cidades, PONTA DELGADA, ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)
- Collector
- Vanessa Martins (F)
- Informant
- Cátia Leandro (F), 24 y.o., born at Angra (Sé) (ANGRA DO HEROÍSMO),