APL 1211 O Reino da Atlântida

Nas grandes civilizações da antiguidade dizia-se que para além das Colunas de Hércules, hoje Estreito de Gibraltar onde agora se estende o Atlântico, dominava o poderoso império dos Atlantas.
 Esse império era constituído por dez remos, sob a protecção de Poséidon, pelo que os Atlantas eram exemplares no seu comportamento, não se deixando corromper pelo vício e pelo luxo.
 Toda a Atlântida era sonho e delícia. A terra produzia madeiras preciosas; havia minas de metais nobres; O clima excepcional favorecia uma agricultura florescente; As casas e palácios evidenciavam conforto e riqueza; havia estradas e pontes óptimas. O desafogo económico proporcionava o aparecimento de sábios e de artistas.
 Todos se compraziam apenas em gozar e explorar as riquezas do seu reino, mas não deixavam de se ensaiar na arte da guerra.
 Assim não foi difícil aos Atlantas defenderem o seu território aos ataques daqueles que, levados pela inveja, ansiavam conquistar à tão prodigiosa Atlântida. De tal modo se portaram na defesa da terra que o orgulho desabrochou e deu-se pela primeira vez a ambição de alargar os domínios do reino.
 O poderoso exército atlanta alastrou por todo o mundo conhecido de então e dominou os povos. Inebriados pelo triunfo, deixaram-se dominar pelo orgulho e pela vaidade, caíndo no luxo e na corrupção, desrespeitando os deuses.
 Zeus convocou um consílio para que se aplicasse m castigo aos atlantas, agora tão depravados. Em consequência, a terra tremeu violentamente, o céu escureceu como se fosse noite, o fogo lambeu as florestas, o mar galgou a terra e engoliu aldeias e cidades.
 A Atlântida e toda a sua prosperidade desapareceram para sempre na imensidão do mar, mas nove dos montes mais altos dessa linda terra ficaram a descoberto. Muitos anos mais tarde essas pequenas ilhas, restos do grande continente, foram povoadas e são hoje as ilhas dos Açores que, pelo seu clima bonançoso e bom, pela beleza da sua paisagem, lembram a próspera Atlântida.

 

Source
FURTADO-BRUM, Ângela Açores: Lendas e outras histórias , Ribeiro & Caravana editores, 1999 , p.19
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography