APL 535 A lenda de carvalhais (s. pedro do sul)

S. Tiago foi o primeiro Bispo de Jerusalém que foi mártir. O seu túmulo encontra-se na Galiza, em S. Tiago de Compostela.
 Antigamente os Cristãos tinham muita devoção pelos mártires e visitavam os seus túmulos.
 Durante a Idade Média havia muitas peregrinações de toda a Europa para Tiago de Compostela e aproveitavam as vias Romanas para se deslocarem.
 Perto de Carvalhais passava uma via Romana, por onde seguiam muitos romeiros a caminho de S. Tiago de Compostela. Como passavam por estas bandas e pernoitavam em casas particulares, semeavam a devoção a S. Tiago e assim apareceram terras com o seu nome: S. Tiago de S. Pedro do Sul e S. Tiago de Mangualde. A 1.ª primeira terra chamaram S. Tiago do Monte e à 2.ª segunda S. Tiago de Cassurães. Como em S. Tiago de S. Pedro do Sul se desenvolveu muito o carvalho, que era uma planta natural espontânea portuguesa começou a chamar-se S. Tiago dos Carvalhos que o povo mais tarde começou a chamar S. Tiago de Carvalhais.
 Agora chamam só Carvalhais e é a Igreja em honra de S. Tiago.

Source
CRUZ, Julio Lendas Lafonenses , AVIZ / Clube de Ambiente e Património da Escola Secundária de Vouzela / ADRL, 1998 , p.12
Place of collection
Carvalhais, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Collector
Ana Mariana (F)
Informant
Pe. José Barros (M),
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography