APL 263 Lenda da Fonte Santa

Algoso tem muitas capelas. Entre elas destaca-se a capela de S. João Baptista, cuja festa se celebra no dia vinte e quatro de Junho, santo muito venerado nesta povoação. Esta capela é muito bonita e está situada numa das saídas da povoação.
 Debaixo do altar sai uma nascente que dá origem à Fonte Santa, pegada à capela. A dita fonte é toda em granito, com um pátio e bancos em volta para as pessoas se sentarem. A água desta fonte não é boa para beber, pois não tem bom sabor, mas é boa para curar males de pele.
 Diz-se que noutros tempos passavam por aqui muitos peregrinos, pois este sítio era considerado caminho das rotas de Santiago de Compostela. Ora, como os peregrinos chegavam com os pés doridos, iam lavá-los à Fonte Santa. Eles aproveitavam este local não só para curar as chagas, mas também para descansar.
 Esta fonte e esta capela são muito antigas e as suas origens perdem-se no tempo. Uma velha lenda preza também que à “Cabeça Santa”, assim é chamada pela gente da aldeia a imagem de S. João Baptista, lhe crescia a barba sendo necessário aparar-lha. Tudo isso se transmitiu de geração em geração até aos dias de hoje, a prová-lo está a devoção dos habitantes de Algoso ao referido santo.

 

Source
ROSÁRIO, Serafim do Terras de Vimioso: Retalhos de Literatura Oral , sem editora, s/d , p.109
Place of collection
Algoso, VIMIOSO, BRAGANÇA
Collector
Alfredo Cordeiro (M)
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography