APL 1197 Lenda de S. Facundo

Em um documento inserto nas Memórias do ilustre arqueólogo, sr. Abade de Baçal, ainda hoje existente em Vinhais, da autoria de Inácio Xavier de Morais Sarmento de Mariz vêm as seguintes lendas que copio textualmente e amplio, conforme as informações do velho Marques, do Bairro do Eiró, falecido há poucos anos:

 «Não faltam curiozos que investiguem ser certo passar por esta povoação o invicto martyr e soldado São Facundo no exercito do cruel atico quando passou a Galliza aonde o glorioso santo foi prezo do cruel actico para triumphar com o glorioso martyrio da brutal frereza com que perseguia aos fieis de Jesuz Christo, este barbaro actico e eu me atrevera a dizer que seria o triumpho deste soberano soldado de Christo, São Facundo nesta mesma terra ou perto d’ellá fundado em que a sua prizão foi em Galliza que então comprehendia este districto em que se não vê por estas partes nem templo dedicado a tão evicto martyr, nem tão antigo e são tantos os beneficios que se contam por tradicção que este invicto martyr de Jesuz Christo tem feito a esta terra que cont’llo seria impossivel e sim me satisfaço só com contar este que a tradicção conserva feito a um mouro para maior grandeza do Senhor São Facundo, de paes a filhos é constante que amdando uma grande briga de mouros e catholicos no sitio por baixo donde é hoje o convento dos frades sendo bem devatida vencerão os christãos e vendo um destes que fugia um mouro da batalha á redea solta o foi seguindo com a lança corria o mouro a refugiar-se na igreja do Santo já ferido e o christão sobre elle entrou o mouro na igreja e o christão ao chegar á porta se lhe pregaram na cantaria do lemear della as mãos do cavallo de sorte que hoje se vem ser as estampas das ferraduras cravadas nella, deseuse o catholico e prostrado de joelhos se omilhou e o mouro se converteu.»

 Agora o velho Marques: São Facundo era oficial do exército cristão. Logo que soube da marcha através da Península do bárbaro conquistador, saiu com um punhado de cristãos ao seu encontro; vendo impossível a resistência, recuou desde as montanhas. da Galiza até à povoação antiquíssima de Crespo, hoje extinta, a que corresponde em parte o actual bairro do Eiró, onde se travou sangrenta batalha; os bárbaros, em maior número, derrotaram o exército cristão, aprisionando S. Facundo, que mataram às punhaladas.
 O povo tem-no em muita devoção, recomendando-lhe as crianças tardas da fala, oferecendo-lhe, por isso, grande número de frangos. Ainda hoje na região se costuma dizer a quem é gago: «leva um frango a S. Facundo p’ra que te venha a fala», e, às vezes, como motejo, aplicam a receita a quem é muito tagarela, o que, de ordinário, não é injustiça dizer-se do povo do concelho de Vinhais.

 

Source
MARTINS, Pe. Firmino Folklore do Concelho de Vinhais. Vol. 1 , Câmara Municipal de Vinhais, 1987 [1928] , p.99-101
Place of collection
VINHAIS, BRAGANÇA
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography