Category: Goat Hoofs
[A Dama de Pé de Cabra] APL 3807
MATTOSO, José, Livro de Linhagens do Conde Dom Pedro, , Academia das Ciências, 1980, 9A4 BARCELOS (BRAGA)Este dom Diego Lopez era mui boo monteiro, e estando ũu dia em sa armada atendendo quando verria o porco, ouvio cantar muita alta voz ũa molher em cima de …
A lenda de Dona Chama (versão A) APL 3613
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 268-269 MIRANDELA (BRAGANÇA)No alto do monte erguia-se uma torre que era habitada por uma linda princesa moura, afamada pelas suas extraordinárias riquezas e ainda mais pela sua beleza incomparável. Quando algum cavaleiro …
A lenda do Sant’Iago APL 1193
MARTINS, Pe. Firmino, Folklore do Concelho de Vinhais. Vol. 1, , Câmara Municipal de Vinhais, 1987 [1928], 87-89 VINHAIS (BRAGANÇA)Em era remota vivia em Edral, região de Lomba, abastado fidalgo de nobre solar. Os amores que, a ocultas, mantinha com formosa aldeã, levavam-no a combinar freqüentes idílios …
[A Mulher com pés de Cabra] APL 2970
JANA, Isilda, Histórias à Lareira, , Palha de Abrantes, 1997, 49 Constância (CONSTÂNCIA)Uma noite, um grupo de rapazes de Constância foi ao baile às Madeiras. Alta noite, regressaram a casa e quando vinham a passar a ponte que atravessa o rio …
A mulher com pés de cabra APL 2766
PARAFITA, Alexandre, O Maravilhoso Popular - Lendas, contos, mitos, , Plátano Editora, 2000, 113 Edral (VINHAIS)A origem da capela de São Tiago, situada em lugar ermo e escarpado no extremo das aldeias de Espinhoso e Edral, do concelho de Vinhais, está associada a uma …
As unhas do diabo APL 63
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 21-26 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Types: 3025, 760 B,
Forasteiro que, chegando a Ponte do Lima, indagar das curiosidades da terra, ouvira mencionar entre dias a das unhas do diabo; e, se tiver empenho de examinar a infernal …
A Vianesa APL 1004
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, HD4 Joane (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Types: 813,
Antigamente, os rapazes e as raparigas que iam para as espadeladas do linho juntavam-se em grupos, tocavam viola e concertina e cantavam ao desafio. Um dia iam dois homens a …
[Cantar com o Diabo] APL 1954
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Torre De Moncorvo (TORRE DE MONCORVO)Types: 813,
Nas Cabanas, era pastor e ele agarrou, à noite, que era quando costumava encerrar o gado e ia para a Foz do Sabor, para a taberna beber uns copos. …
D. Loba APL 2237
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 655 Linhares (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Vivia D. Lopa numa casa em Linhares. Era muito boa. Tinha uma criada de quem gostava muito, mas era o Diabo, sem a ama o saber.
D. Lopa …
Lenda da Fonte Cansada APL 432
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 61-63 ESTREMOZ (ÉVORA)Types: 813,
Conta-se que numa herdade chamada o “Olival” vivia uma mulher a quem chamavam a Rita Cantadeira e que segundo a lenda era filha de uma égua e de um homem. …
[Lenda de Santiago] APL 1194
MARTINS, Pe. Firmino, Folklore do Concelho de Vinhais. Vol. 1, , Câmara Municipal de Vinhais, 1987 [1928], 90 Vilar De Lomba (VINHAIS)João Leite Teixeira, de Edral, lavrador abastado, era muito dado a idílios amorosos , com as cachopas da aldeia. Certo dia, andando com um grupo de operários a …
Lenda de Torre D. Chama APL 3231
GONÇALVES, João, Retalhos da vida transmontana: no passado e no presente, , sem editora, 1981, Torre De Dona Chama (MIRANDELA)Chamona se chamava a senhora, dona da Torre Moura, de rosto formosíssimo e pés de cabra. Por causa do seu defeito — os pés de cabra — nunca saía dos …
O Patas de Cabra APL 1007
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, HD10 Vilarinho De Samardã (VILA REAL)Conta a história que um lavrador e a família se deslocavam da aldeia de Samardã para Vila Real, levando uma carroça puxada por um burro carregada de fardos de …