Category: Giants
A Cova do Gigante (1) APL 387
CUNHA, Jorge da, Criações do Génio Popular, , Associação para a Recuperação do Património de Arruda, 1997, 27-29 Arruda Dos Vinhos (ARRUDA DOS VINHOS)Canta o povo que há muito, muito tempo, deambulava pelos matagais e serras de Arruda dos Vinhos um severo gigante. Era tão grande como perverso e aterrorizava todas as povoações …
A Cova do Gigante (2) APL 388
CUNHA, Jorge da, Criações do Génio Popular, , Associação para a Recuperação do Património de Arruda, 1997, 30-31 Arruda Dos Vinhos (ARRUDA DOS VINHOS)Em Arruda dos Vinhos havia um gigante que aterrorizava as pessoas: comia todos os animais, pois era enorme e precisava de muito alimento.
Isto não podia continuar!
Mais dia menos …
Agrêllo APL 1477
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo I, p. 29-30 Figueira De Lorvão (PENACOVA)É tradição que, pelos annos de 1717, um abbade da freguezia, chamado Antonio de Magalhães, para saber o que havia dentro da lagôa, mandou fazer uma bomba, que alli …
Almourol e Cardiga, S. Miguel e Santa Maria APL 1213
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 21-22Há muitos anos, vivia no seu castelo, junto ao rio Tejo, um enorme gigante mourisco que se tinha convertido ao cristianismo. Este gigante, de espantosa estatura, era Almourol que …
[A marra dos mouros] APL 3653
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 297 Sarraquinhos (MONTALEGRE)Ficando fronteiros os castros de Sarraquinhos ou Fernão Mouro e o de Pedrário [povoações do concelho de Montalegre], diz a lenda que o governador do primeiro chamado Fernão e o …
D. Gião (ou Langaião ou Ladrão Gaião) APL 2224
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 610-611 ALVAIÁZERE (LEIRIA)Vivia num castelo um gigante, o qual foi para ali degredado era muito valente: punha uma perna no castelo e outra no Pereiro, que fica a meia légua, e …
Nossa Senhora do Monte (1) APL 398
CUNHA, Jorge da, Criações do Génio Popular, , Associação para a Recuperação do Património de Arruda, 1997, 57-58 Arruda Dos Vinhos (ARRUDA DOS VINHOS)Contam os anciãos, com a sua sabedoria, que há muito tempo, tanto que a memória deixou no esquecimento a data precisa, existiu, em Arruda dos Vinhos, um gigante. Este …
O castelo de S. Tomé APL 3739
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 356-357 São Tomé Do Castelo (VILA REAL)Diz a lenda que por baixo de uma fraga [na serra do Cabreiro, em S. Tomé do Castelo, concelho de Vila Real] existe uma grande caverna cheia de …
O Gigante da Ucanha APL 2226
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 613 Ucanha (TAROUCA)O dono de uma vinha queria mandar cavar esta e rogou homens, entre eles o gigante da Ucanha. Excepto o gigante, todos os outros trabalhadores faltaram pelo que o …
O gigante dos Portões Negros APL 613
SOUSA, Arlindo de, Umica, , Separata de Arquivo do Distrito de Aveiro, vol. XX, 1954, 24-25 Milheirós De Poiares (SANTA MARIA DA FEIRA)Em Milheirós de Poiares fala-se de um gigante que passeia pelos Portões Negros, espaço curto entre os lugares do Outeiro e do Pereiro, e que atravessa a estrada, que …
O gigante Gratuão APL 1557
SANTOS, Pe. M. Fernandes dos, A Minha Terra. Breves Apontamentos sobre Romariz, , Ed. do Pe. Rodrigo Fontes, 1984, 4-5 Romariz (SANTA MARIA DA FEIRA)Existe em Romariz um monte chamado do Castelhão. Segundo a lenda, esse monte nasceu do seguinte modo.
Andava o gigante Gratuão em luta com outros gigantes. Um dia, a certa …
O Gigante que ajudava os pescadores APL 2483
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , FARO (FARO)Isso contou-me o meu pai, mas já o meu avô também me contava. Diz que, aqui, dentro da Ria Formosa, (...) em Faro, mesmo, [aí dentro] de um esteiro …
Os Ferreiros de Penela APL 2225
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 612-613 PENELA (COIMBRA)Nas proximidades de Penela há dois montes bastante elevados e de forma mais ou menos cónica. É crença popular que dois ferreiros, dizem que irmãos, foram estabelecer as suas forjas, cada …
Os meninos curiosos APL 1011
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, HD16 Moreira Do Lima (PONTE DE LIMA)Havia uma quinta no alto de um monte onde se constava que aparecia um gigante a partir da meia-noite.
Certo dia, um menino curioso resolveu ir lá depois da meia-noite …
Os três gigantes ascetas APL 616
SOUSA, Arlindo de, Umica, , Separata de Arquivo do Distrito de Aveiro, vol. XX, 1954, 52 Feira (SANTA MARIA DA FEIRA)Três irmãos, muito amigos, Domingos, Pedro dos Pecureiros e Marcos, decidiram consagrar-se à vida religiosa e construíram, com as próprias mãos, pois eram todos três pedreiros, três ascetérios …
Ouro e Peste (2) APL 401
CUNHA, Jorge da, Criações do Génio Popular, , Associação para a Recuperação do Património de Arruda, 1997, 61 Arruda Dos Vinhos (ARRUDA DOS VINHOS)Conta-se que no alto do monte da Senhora do Monte havia um buraco redondo que tinha escondido ouro e peste. Este buraco tinha como guarda um terrível gigante e que …
Pias APL 3384
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo VII, p. 9 Pias (FERREIRA DO ZÊZERE)Em um cabeço que está proximo á lagôa, se vêem as ruinas da torre, denominada do Ladrão-Gayão, celebre antigualha, cuja origem se ignora. É quadrada, e mostra ter tido tres …