APL 2964 [A Ovelha]

Antigamente, andava eu a vender leite às portas, costumava vir tarde para casa porque o leite era vendido ao final do dia. Eu costumava passar sempre pelos mesmos sítios. Um dia, lá num certo sítio, olhei p’ra baixo de uma certa oliveira e vi uma ovelha suja, ranhosa, muito feia, e disse p’ra comigo: «Ai meu Deus, mas que ovelha é aquela?». E fui andando.
Mas eu não ia descansada. Cheguei lá adiante e voltei para trás; quando cheguei debaixo da oliveira estava um cão preto, muito bonito, com uma orelhas muito luzidias, parecia que tinham azeite. O cão estava sentado. Eu aproximei-me, vou p’ra lhe fazer uma festa e o cão nada, nem se mexia. Credo! Assustei-me e fui embora.
Cheguei à porta da Alexandrina e fiquei a pensar... uma ovelha, um cão... tenho de ver aquilo outra vez (eu cá não sou nada medrosa) e voltei lá. E o que é que vejo encostado à oliveira? Uma bicicleta com as rodas a rodar, a rodar, e não se via ninguém.
Então chamei p’lo ti João: «O ti João, a bicicleta é sua?». Ele não respondeu e eu fui embora.
Mais adiante encontrei uma pessoa e disse-lhe o que se tinha passado e ela disse-me: «Olha que esse sítio aí tem fama, costumam aparecer por ali coisas».
Olha, apanhei um susto tão grande que nem dormi naquela noite.

Source
JANA, Isilda Histórias à Lareira , Palha de Abrantes, 1997 , p.46-47
Year
1992
Place of collection
Rossio Ao Sul Do Tejo, ABRANTES, SANTARÉM
Collector
Sandra Luis (F)
Informant
Sra. Cândida (F), 84 y.o.,
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography