APL 2305 Lenda da noiva que pede boleia

Informante: Eram dois amigos que iam passar na zona de Mafra. Mais abaixo a curva era muito enrolada e quando eles vêm uma rapariga muito jovem vestida de noiva. Bom, ela acenou e eles pronto…
Colector: Pediu boleia?
Informante: Sim. Estava a… ela estava a acenar, não era bem pedir boleia, mas pronto. Eles param o carro não é?
Colector: Ah, então eles podem ter parado com uma segunda intenção?
Informante: Provavelmente, sim. Bom, ela entrou, ela entrou, eles seguiram, não é? Mas eles falavam com ela e faziam-lhe perguntas e ela nunca respondeu a nenhuma pergunta. Assim perguntas de onde é que ela era? Como é que se chamava? O que fazia ali? Nada, estava como muda não dizia nada. Bom, seguiram… foram andando, andando, mais à frente a curva era tão enrolada, tão enrolada que o carro entrou em despiste e pronto, houve um acidente. O amigo, aquele que ia a conduzir morreu logo não é? E o outro que ia ao lado sobreviveu. Ele só sabe dizer que quando acordou, ele desmaiou não é? Quando acordou já não encontrou a rapariga lá. Ela ia no banco de trás, olhou, olhou, não viu rapariga nenhuma lá. Ele achou o caso muito estranho não é? Pois ela também era para estar lá, ou morta ou viva, não é?
Colector: Pois. Desapareceu?
Informante: Desapareceu completamente. Ele depois voltou outra vez a desmaiar e quando acordou, acordou lá no hospital. Faziam perguntas do que é que tinham acontecido e ele não se lembrava de nada. É como se tivesse perdido a memória. Passado uns tempos quando ele recuperou, o que ele se lembrou passar lá outra vez no mesmo local. Perdeu o medo. – Não eu agora, vou passar neste local!
Ele também tinha carro, foi no carro dele. Em vez de não passar eu vou passar a ver se me vai acontecer o mesmo. E então não é que ela estava outra vez no mesmo local a pedir boleia ou a acenar, não era bem pedir boleia. Ela estava lá com a mão assim no ar.
Colector: Vestida de noiva outra vez?
Informante: Outra vez vestida de noiva. Ele desta vez pensou duas vezes.
- Não, agora não vou parar, senão vai acontecer o mesmo que aconteceu ao meu amigo.
Acelerou o carro e fugiu. Mas depois mais lá à frente olhou pelo espelho retrovisor do carro, a ver se ela ainda estava lá no mesmo sítio, já não estava lá.
Colector: Então eles eram da localidade, daquela zona?
Informante: Eles eram de Mafra.
Colector: Então e ninguém conhecia aquela rapariga nem sabiam da existência dela?
Informante: Eles dizem que andaram a tirar informações, diz que impossível, nunca ninguém viu ali aquela rapariga naquele local.
Colector: Só eles dois é que viram?
Informante: Só eles dois é que viram. Não sei eles andaram a tirar conclusões mas uma coisa impressionante nunca ninguém e pessoas que passaram lá naquela zona nunca ninguém viu aquela rapariga ali, vestida de noiva a pedir boleia, só eles.
Colector: Então e onde é que ouviu esta história?
Informante: Contaram-me uns amigos meus que são lá de Mafra.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2007
Place of collection
Mafra, MAFRA, LISBOA
Collector
Vânia Fernandes (F)
Informant
Luciano Fernandes (M), 39 y.o., born at Castro Marim (CASTRO MARIM),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Some Belief
Classifications

Bibliography