APL 2450 História da Zorra Berradeira

Há um sítio, chama-se a Telha Comprida, existe a Zorra Berradeira – que lá onde eu morava ficava assim do outro lado. Ouvia-se ela urrar… Uma vez, a minha mãe, vinha da minha irmã Maria e, à noite, vinha ela passando, começou a ouvir ela a berrar e já ao pé dela. É uma nuvem branca… Anda mais nas partilhas e nas encruzilhadas, terrenos que foram roubados. Houve uma ocasião, ouviram aquilo, aquela voz estranha… Houve lá uns indivíduos que afoitavam-se para ir lá onde ela berrava. Tentaram, mas não deram lá chegado. Quanto mais eles se aproximavam, mais ela berrava, lá numa encruzilhada. E chegou lá a uma certa altura que perderam a força das pernas, caíram para o chão. E ela ficou berrando tal e qual.
 Colector: Mas a Zorra Berradeira era o quê, era um animal?
 Informante: Não, dizem que é uma alma de outro tempo. Dizem que só existe nas partilhas que é onde roubaram terrenos e nas encruzilhadas.
 Colector: E por que é que acha que a Zorra Berradeira aparece aí nessas zonas? É para castigar quem roubou?
 Informante: É um exemplo como outro qualquer. Lá aparecia e apareceu – que ela não apareceu a toda a gente – aparecia muito em Janeiro. Dava lá berros que não se podia ouvir! E a minha mãe viu que era uma nuvenzinha branca.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2008
Place of collection
Monchique, MONCHIQUE, FARO
Collector
Dário Guerreiro (M)
Informant
António Pedro (M), 70 y.o.,
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography