APL 2297 Senhora das Neves

Fica na freguesia de Ardãos, concelho de Chaves. É uma povoação em ruínas, no meio da qual existe, ainda uma capela inteira, da invocação da Senhora das Neves. A povoação, isto é, às ruínas dá-se simplesmente o nome de Senhora das Neves.
 Passa perto o Rio Terva (leia-se Térva), afluente do Tâmega. A povoação fica num baixo, a poucos quilómetros de Ardãos.
 Diz o povo que foi uma epidemia que destruiu a povoação, escapando apenas três velhas (que não eram irmãs); elas foram à Pastoria pedir que as recolhessem lá, mas a pessoa, a quem elas se dirigiram, não as quis receber, e elas então foram a Sara-velha (= Serra Velha), onde também as não quiseram.
 As velhas eram muito ricas, porque tinham sido herdeiras de toda a povoação e as duas pessoas a quem se dirigiram, da Pastoria e Saravelha, eram também ricas e não precisavam de mais. Por fim dirigiram-se a Ardãos, onde as receberam, ficando a povoação com tudo o que elas, possuíam. Uma das propriedades chama-se Lameirão da Senhora das Neves.
 As velhas não se dirigiram logo de início a Ardãos, porque esta povoação era próximo do foco epidémico.
 Por lá conta-se isto como certo e que a pessoa a quem elas se dirigiram em Saravelha era avô de uma senhora que morreu em 1934, com 94 anos.
 Na capela da Senhora das Neves faz-se actualmente todos os anos uma festividade de sermão, missa cantada e música, concorrendo a essa festa muita gente dos arredores.

Source
VASCONCELLOS, J. Leite de Contos Populares e Lendas II , por ordem da universidade, 1966 , p.868
Place of collection
Ardãos, BOTICAS, VILA REAL
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography