APL 3259 Lisboa (3)

Havendo em Lisboa (e em todo o reino) uma grande peste em 1505, os artilheiros da guarnição de Lisboa, erigiram á sua custa, fóra das portas da Mouraria (arco do Marquez de Alegrete) uma capella, dedicada a S. Sebastião, advogado contra a peste.
Em 7 de junho de 1569, principia em Lisboa outra grande peste, das mais atterradoras que a cidade tem experimentado.
Então muita gente recorreu com ardentes lagrimas e fervorosas preces á Santissima Virgem, protectora dos afflictos, e a peste desappareceu. Em testemunho de gratidão mandaram logo fazer uma imagem, da invocação de Nossa Senhora da Saude, para com ella fazerem uma esplendida procissão em acção de graças por ter cessado o dito flagello.
Teve logar a primeira procissão em uma quinta feira, 20 de abril de 1570, percorrendo com ella as principaes ruas da cidade, recolhendo depois a imagem na egreja dos meninos orphãos, onde foi collocada, para que todos os annos se fizesse a devota procissão. N’esta mesma egreja instituiram uma irmandade, com o titulo de Nossa Senhora da Saude, e aqui esteve por espaço de 91 annos.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IV, p. 227
Place of collection
LISBOA, LISBOA
Narrative
When
16 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography