APL 3082 O padre e as libras de ouro

Fontes do Verão e um lugar na serra de Marzagão no qual existe uma grande fraga e junto desta uma pequena fonte de agua muito fresca. Conta-se que numa tarde, o pároco de Linhares, montado em seu cavalo, atravessa a serra para descer a sua também paroquia de Marzagão para celebrar a santa missa.
Passando no caminho, o seu olhar deteve-se nas Fontes do Verão. Na mesma fonte, em bonita toalha, secavam ao sol apetitosos figos. O padre, olhando para um e outro lado, não vendo ninguém, baixou do cavalo e meteu uma mão cheia de figos no bolso do casaco. Prosseguindo a marcha, lá chegou por fim a igreja matriz de Marzagão onde celebrou a santa missa. No fim da celebração, já na sacristia, lembrando-se dos figos que trouxera da serra, meteu a mão ao bolso para se deliciar com eles até porque a fome apertava. Porém, subitamente, o pároco verifica algo de anormal: os figos desapareceram e deram lugar a valiosas libras de ouro!
O pároco, ainda sem relatar o sucedido, salta apressadamente para o seu cavalo e dirige-se, a galope, para as Fontes do Verão na esperança de encontrar a dita toalha com os lindos figos para deles se apoderar. Mas já nada encontrou. Narra a tradição que, naquele lugar, esta uma bela moura encantada que se ouvia cantar na noite de S. João, padroeiro da freguesia de Marzagão.

Source
PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2 , Fundação Museu do Douro, 2010 , p.182
Year
2004
Place of collection
Marzagão, CARRAZEDA DE ANSIÃES, BRAGANÇA
Informant
Maria Adelaide Moutinho (F), 80 y.o.,
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography