APL 680 O Cabeço dos Castelos e os Seus Tesouros
A alguns quilómetros da povoação de Retaxo, num monte denominado Cabeço dos Castelos que é, nada mais nada menos, do que o castro de Altrívida, existem restos de edificações: tégula e outros materiais de construção, que segundo a tradição popular, provém de uma mesquita.
Muitas lendas a elas referentes se têm inventado afirmando a existência de grandes riquezas guardadas pelas mouras que ali estão encantadas. De todas a que principalmente vive na tradição de séculos, conta que será dono do tesouro o que conseguir apoderar-se dele sem que as mouras o pressintam.
Já de uma vez, corre como certo, houve quem sonhando e cavando, encontrasse uma caldeira cheia de peças de ouro e, depois de a julgar segura em sua mão, afirmasse: — «Quer Deus queira, quer não queira, a caldeira já cá vai ao fundo da barreira».
Nisto, a caldeira, movida por força estranha, encaminhou-se para o sítio onde tinha sido desenterrada para nunca mais ser vista.
Em dia de S. João, diz ainda o povo, todos os tesouros são expostos pelas mouras à luz do sol, mas ai de quem se aproximar deles, porque ficará encantado para todo o sempre no Cabeço dos Castelos!
- Source
- DIAS, Jaime Lopes Contos e Lendas da Beira , Alma Azul, 2002 , p.120
- Place of collection
- Retaxo, CASTELO BRANCO, CASTELO BRANCO