APL 871 Os Figos de Ouro
São muitos os penedos que saltam aqui e ali pelos montes do concelho de Monção. Em Pias existem alguns com nome feito e bem conhecidos, como o Penedo da Toca, o de teixugueira, ou o Penedo da Ponte. Existiam em Pias dois penedos que faziam uma ponte entre si. Através deles, mesmo pelo meio, passava um carreiro que ia dar ao monte, para as bandas de Taias.
Acontece que um dia, um grupo de pessoas seguia por esse carreiro para o campo. Era frequente que quem ali passava, parasse um pouco, olhando para a paisagem lá ao findo. Desta forma agiram as pessoas que seguiam nesse dia. Uma do grupo, mais curiosa, reparou em algo de diferente num campo, a que chamavam das minas, por aí acreditarem existir tesouros de mouras.
- Ó mulher, o que é aquilo ali nas minas?
- Eu sei lá! Parece uma esteira estendida com qualquer coisa em cima. Vamos lá ver o que é.
Desceram às minas e quando chegaram junto à esteira, encontraram-na cheia de figos de seira! Surpreendidas, olharam em volta, mas como não viram ninguém, apanharam cada uma três figos e meteram-nos na bolsa. Seguiram para o campo onde iam trabalhar e, quando regressaram à noite a casa, guardaram os figos numa gaveta da mesa da cozinha. Ainda foram perguntando se alguém tinha perdido seiras de figos, ou se outros tinham também encontrado figos, mas não souberam mais nada sobre as misteriosas seiras. Entretanto passaram-se três dias, e como ninguém perguntou pelos figos, resolveram ir à cozinha comer os figos. Mas, para sua surpresa, quando abriram a gaveta, no lugar dos figos encontraram três peças de ouro!
Refeitas da surpresa, guardaram o ouro no lugar mais escondido da casa, confidenciando entre si que certamente aquele era ouro das mouras que moravam nos penedos do monte. Guardaram o segredo para si e agradeceram a sorte da fortuna.
- Source
- CAMPELO, Álvaro Lendas do Vale do Minho , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002 , p.113
- Place of collection
- MONÇÃO, VIANA DO CASTELO