APL 3359 Oleiros (2)

A 6 kilometros ao S. d’esta villa, e mesmo no alto da serra do Fernão-Porco, ha uma grande cavidade, chamada Cova da Moura, por se dizer feita no tempo da dominação árabe. Tem mais de 20 metros de comprimento, e outros tantos de largo, e uma profundidade de 6 metros. Dentro da mesma cova, na rampa do E., existia ainda em 1845 uma pequena porta, praticada na rocha, dando entrada para um subterraneo. Está hoje completamente obstruida, e sob a terra que as aguas pluviaes para alli tem acarretado, sem haver um curioso que mandasse desentulhar isto, e examinar o subterraneo.
    A Cova da Moura não podia deixar de ter uma lenda popular, e com effeito, crê o povo d’estes sitios, que, na manhan de S. João, aqui apparece uma formosissima donzella moura, encantada, assoalhando riquissimos vestidos, e uma eirada de moedas d’ouro. Alguns se gabam mesmo de a terem visto.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, p. 223
Place of collection
Oleiros, OLEIROS, CASTELO BRANCO
Narrative
When
19 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography