APL 520 Lenda das Três Irmãs Encantadas (Versão A)

Certo dia um rei que tinha três filhas começou a desconfiar da mais velha que namorava um rapaz muito pobre. Acabou por descobrir e resolveu mandar encantá-las em serpentes, para que elas nunca casassem. Então ordenou que cada uma morasse numa serra: a mais velha foi para a Serra da Adiça, a do meio para a Serra do Álamo, e a mais nova para a Serra de Ficalho. Ordenou também ao Diabo e a Satanás que guardassem a mais velha, pois ela guardava todas as riquezas do pai. Esse encanto só se quebraria se qualquer homem desse três beijos no céu da boca da serpente mais velha. Se ao terceiro beijo o homem estremecesse, ficaria cego. Então certo homem atreveu-se e entrou na serra sem pedir autorização. E o Diabo perguntou:
 — Quem vem? Carne humana?
 A seguir perguntou Satanás:
 — Quem vem? Carne humana?
 Mas o homem disse:
 — Carne humana.
 Quando ele acabou de dizer estas palavras, sentiu que lhe estavam a bater, mas ainda conseguiu ver a parelha de bois e o carro de ouro. Saiu a correr e quando chegou cá fora, viu que o buraco se fechava.
 Passados muitos anos, certo homem que era inglês resolveu tomar coragem e ir desencantar as princesas. Quando lá chegou, deu-lhes três beijos e desencantou as princesas que por sua vez só tiveram uma hora de vida. Depois de elas morrerem, ele foi buscar o ouro e ficou com todas as riquezas.

Source
LOPES, António Ferreira Contos e Lendas Populares e de Transmissão Oral na Serra da Adiça, in: Arquivo de Beja, vol. XIV, serie III , Câmara Municipal de Beja, 2000 , p.67-68
Place of collection
Sobral Da Adiça, MOURA, BEJA
Narrative
When
21 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography