APL 1018 Lenda da fonte do Forte de São Neutel

Há muito, muito tempo viveu por estas terras uma jovem encantadora, estimada pelo povo devido à sua bondade e a sua humildade. Adorava passear pelo campo e misturar-se com as gentes da terra, às escondidas de seu pai, que era um homem severo e orgulhoso, que não olhava aos males e necessidades do povo.
Certo dia, a donzela encontrou um jovem humilde por quem se apaixonou perdidamente. O jovem correspondeu logo à sua paixão. Os dois enamorados passaram a encontrar-se todos os dias à tardinha, junto à fonte do Forte de São Neutel, em Chaves, onde trocavam conversas, sorrisos e juras de amor eterno.
O namoro veio a ser descoberto pelo pai, que ficou muito desiludido com a sua filha pela sua paixão por um homem que não pertencia à sua classe social.
Em consequência disso, o pai mandou enfeitiçar a filha: a donzela foi transformada numa enorme cobra, podendo ser este feitiço apenas quebrado pelo verdadeiro amor.
Um dia, o jovem passava pela fonte e parou para beber água. Mas quando viu a cobra, assustou-se e fugiu, continuando assim a donzela envolta no feitiço.
Passado muito tempo, uma lavadeira foi ao Forte para lavar junto à fonte, onde viu algo a cintilar. Curiosa, a lavadeira aproximou-se e viu um cordão de ouro que puxou, puxou e parecia não ter fim. Aquele cordão pertencia a um tesouro que o pai da donzela havia ali escondido, pensando que ninguém o encontraria.
A cobra, ou antes, a donzela, que estava na fonte, não se atreveu a sair para não assustar a lavadeira, mas disse-lhe que podia ficar com o cordão para melhorar a sua vida.
Reza a lenda, que ainda hoje a donzela vai pela tardinha à fonte do Forte esperar o seu amor que um dia perdera.

Source
AA. VV., - Literatura Portuguesa de Tradição Oral , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003 , p.ME5
Year
2002
Place of collection
CHAVES, VILA REAL
Collector
Patrícia Isabel Ferreira da Silva (F)
Informant
D. Teresa (F), 76 y.o., CHAVES (VILA REAL),
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography