APL 2408 Cobra com cabeça de homem

Informante: Lá perto do meu monte, há lá um serro que era do meu avô, uma propriedade grande, mas era só um serro com árvores. E então, havia por lá um encantamento, que ainda hoje por lá continua! É um ninho grande e é uma cobra. A cabeça, é a cabeça de uma pessoa, e o corpo é o de uma cobra. Os olhos… têm uns olhos e umas pestanas, tem uns olhos de uma pessoa, a boca [também] é de uma pessoa, o nariz, as orelhas… a cabeça. A cabeça toda é de uma pessoa. E o corpo é de cobra!
Colector: Mas isso era onde?
Informante: No Serro Alto! Lá no Alentejo!
Colector: Mas e as pessoas viam ou ouviam falar?
Informante: Viam [muito entusiasmada], viam! Uma vez andava lá um homem… dois… três homens cortando leme lá no ribeiro, para agente cozer o pão… lenha e estavam cortando leme, e um dá com o ninho da cobra. Desmaiou, olha o homem ia mas era lá para o outro mundo. Chegou, trouxeram-lhe assim atravessado numa besta, mais de um quilometro, opa mais de um quilometro… daqui à fonte Santa ou mais. Atravessado assim na albarda da besta. Chegou lá ao monte muito amarelo, muito amarelo. Os homens tiveram que o tirar do… de cima do macho… de uma mula ou lá o que era e desmaiou, é que ele desmaiou mesmo.
Colector: E depois como desapareceu?
Informante: A cobra? Ainda continua por lá. Já no tempo do meu avô essa cobra existia! E ainda existe.
Colector: E as pessoas não têm medo de morar por perto?
Informante: Têm! Têm muito respeito! Por onde ela passa ela deixa um caminho. Mas a cabeça diz precisamente que é a cabeça de uma pessoa. Eu não vi! Toda a gente que à via… ficava [entre risos] ficava…

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2008
Place of collection
Santa Cruz, ALMODÔVAR, BEJA
Collector
Marlon Miguel Monteiro (M)
Informant
Teresa Nobre Pontes (F), 74 y.o., born at Santa Cruz (ALMODÔVAR),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography